Governos de Goiás e do DF criam comissões para discutir melhorias para o transporte coletivo no entorno de Brasília

A comissão goiana, escolhida pelo governador, será composta pelo deputado federal Célio Silveira (PSDB), a deputada estadual eleita Leda Borges (PSDB) e o prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango (PTB)

Foto: Wagnas Cabral

Foto: Wagnas Cabral

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) e o governador eleito do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), anunciaram um conjunto de medidas emergenciais para solucionar em curto e médios prazos os problemas do transporte coletivo no Entorno de Brasília. Ao lado do diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Luiz Macedo Bastos, o goiano propôs a criação de duas comissões, com representantes de Goiás e do Distrito Federal, para avançar nas discussões sobre o assunto.

A comissão goiana, escolhida pelo governador, será composta pelo deputado federal Célio Silveira (PSDB), a deputada estadual eleita Leda Borges (PSDB) e o prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango (PTB). Os três acompanharam Marconi na audiência. O governador eleito Rodrigo Rollemberg (PSB) indicou o coordenador da transição de governo do GDF, jornalista Hélio Doyle, para compor a comissão que terá interlocução diária com a ANTT.

Durante o evento, Jorge Luiz convidou os governadores a conhecer os projetos de viabilidade técnica para construção de uma linha de trem de passageiros entre Brasília e Goiânia, além do aproveitamento de uma linha férrea, entre Luziânia e Brasília, para transporte de passageiros. Segundo ele, a ideia é criar um corredor exclusivo para circulação de ônibus na BR-040, que deverá atender à demanda de passageiros que se deslocam dos municípios do Entorno Sul para a Capital federal. O diretos ressaltou que a medida não traria prejuízos para construção do BRT, em fase de licitação.

Marconi afirmou aos demais que o governo de Goiás está disposto a aportar recursos, em forma de contrapartida com o governo federal, para resolver a demanda por transportes dos municípios do Entorno. Ele sugeriu que na modelagem de concessão pública das rodovias federais 020 e 070 esteja prevista a construção de BRTs, exclusivos para o transporte de passageiros no Entorno, uma ideia que agradou ao diretor da ANTT.

Ao final do encontro, durante entrevista coletiva, Rollemberg disse que tanto ele quanto o governador Marconi Perillo têm consciência da necessidade de integração do sistema de transportes entre Goiás e Brasília, nos municípios do Entorno.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.