Governo vai assinar termo de compromisso com a Enel por melhoria na distribuição de energia

“A queixa que é generalizada em Goiás é em relação ao fornecimento de energia elétrica”, diz Caiado

Foto: Reprodução

O governador do Estado Ronaldo Caiado (DEM) informou, durante entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira, 21, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, que irá se reunir, na segunda-feira, 26, com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e com o presidente da Enel. O objetivo do encontro é que a empresa cumpra algumas novas medidas para garantir a distribuição de energia elétrica no Estado.

“A queixa que é generalizada em Goiás é em relação ao fornecimento de energia elétrica”. O governador informou, ainda, que o encontro contará com a presença de deputados federais e empresários. “Que estão sofrendo tanto com essa falta de fornecimento de energia elétrica, para que a Enel assuma o compromisso de repor imediatamente aquilo que tem faltado, para que as empresas possam continuar a sua atividade”, acrescentou.

Investimento

Para o democrata, tal compromisso fará com que os empresários tenham mais tranquilidade para investir no Estado. “Uma vitória que eu credito a uma unidade de forças do governo com as nossas bancadas, e com o clamor generalizado, não só de empresários, mas também de pequenos produtores rurais, comerciantes, e os cidadãos, que no seu dia a dia já não suportavam essa queda de energia elétrica”.

Caiado avalia que o serviço, considerado por ele como ruim, estava desestimulando empresários a continuarem suas atividades em Goiás. Em nota a Enel reforçou que tem compromisso em melhorar o fornecimento de energia no Estado.

A companhia explicou, também, que a proposta que será apresentada na reunião com o Governo é de complementar o atual plano em curso de melhoria da qualidade que vem sendo acompanhado pela Aneel. Leia texto na íntegra:

A Enel Distribuição Goiás tem compromisso com os consumidores de Goiás e vai continuar trabalhando para a melhora constante da qualidade do fornecimento e atendimento à demanda de energia no Estado. A companhia apresentou recentemente ao governo estadual, Aneel e Ministério de Minas e Energia uma proposta para acelerar ainda mais o atendimento à demanda reprimida , histórica em Goiás, que será anunciada nos próximos dias. O plano contempla ações adicionais para incremento da capacidade de energia distribuída, que contribuirão com o projeto do Governo de Goiás de fomentar o desenvolvimento do Estado nos próximos anos.

A proposta é complementar ao atual plano em curso de melhoria da qualidade que vem sendo acompanhado pela Aneel. Os investimentos realizados recentemente e as novas medidas previstas trarão impactos positivos para os clientes e os indicadores de qualidade da companhia.

Desde que assumiu o controle da distribuidora de Goiás em 2017, após décadas de subinvestimento, a Enel investiu 3,5 vezes mais do que a média anual do período em que era estatal. Como resultado desses investimentos e do plano de manutenção realizado, o índice de duração das interrupções de energia (DEC) passou de uma média de 32 horas em 2017 para 23 horas em 2019. A frequência das interrupções de energia (FEC) também foi substancialmente reduzida, passando de 18 vezes em 2017 para 11 vezes em 2019 – os melhores indicadores históricos da companhia.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.