Governo promove o plantio de 6,5 mil mudas na Bacia do Meia Ponte

O Dia de Campo foi realizado pela Secima em cinco cidades da Região Metropolitana de Goiânia e envolveu as comunidades locais nas ações de educação ambiental

Dia de Campo Itauçu | Foto Divino Luiz

O Governo de Goás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), realizou entre os meses de abril e junho deste ano o Dia de Campo, inserido no projeto Meia Ponte de Todos. Por meio dessa ação, foram realizados o cercamento de nascentes, coroamento, roçagem, plantio de 6,5 mil mudas nativas do Cerrado e educação ambiental nos municípios de Itauçu, Brazabrantes, Nova Veneza, Santo Antônio e Goianira.

Em parceria com as prefeituras e secretarias municipais de Meio Ambiente, o Dia de Campo promoveu ações que integram as medidas preventivas para evitar a possibilidade de escassez no abastecimento de água da população da Região Metropolitana de Goiânia no período de estiagem de 2018.

De acordo com o secretário titular da Secima, Hwaskar Fagundes, o principal objetivo alcançado com a realização do Dia de Campo foi o estímulo para que os municípios começassem a cuidar das nascentes que afluem para o Meia Ponte. “O Dia de Campo foi apenas a abertura dos trabalhos nesses municípios. Nosso trabalho de educação ambiental nestas localidades será contínuo”, disse.

Diagnóstico

Segundo o coordenador do Dia de Campo, Júlio César Nascimento, as ações foram realizadas a partir de um diagnóstico situacional das nascentes feito pelas prefeituras selecionadas. Durante o Dia de Campo, estudantes de escolas municipais e estaduais participaram de palestras e plantio na área das nascentes.

As próximas etapas do projeto Meia Ponte de Todos serão realizadas pelos municípios, com o apoio da Secima, e consistem no mapeamento e levantamento de quantas e quais nascentes devem ser recuperadas em cada município, na contabilização de mudas necessárias e, por último, no plantio.

A meta da Secima é ampliar o alcance para mais doze municípios pertencentes à Bacia do Rio Meia Ponte até o final deste ano. O propósito da Pasta é, até dezembro próximo, doar 500 mil mudas para a recuperação das nascentes e matas ciliares. Todos os municípios participantes do projeto Meia Ponte de Todos devem apresentar relatórios à Secima, ao final de cada fase.

Decreto

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) o Decreto nº 9.176, de 9 de março de 2018, com o objetivo de se antecipar, com a adoção de medidas preventivas, diante da possibilidade de escassez hídrica na Região Metropolitana de Goiânia no período de estiagem deste ano. Foi decretada emergência hídrica nas bacias dos Rios Meia Ponte e João Leite. Com isso, a Secima reforçou a parceria com o Batalhão Ambiental da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Saneago.

Por meio da Portaria nº 87/2018 que regulamenta o Decreto, a Secretaria intensificou a fiscalização nos pontos mais críticos do Meia Ponte e busca tornar mais preciso o monitoramento da vazão, por meio da determinação de instalação de estações telemétricas para acompanhar o comportamento dos rios, além da obrigatoriedade de que todos os empreendimentos que tenham outorga para captação de água instalem hidrômetro e horímetro. Outra ação desenvolvida é o reforço da fiscalização para coibir a captação irregular da água do Meia Ponte.

A Portaria determina ainda que os proprietários de barramentos regularizem as chamadas descargas de fundo para garantir o curso normal da água, com a vazão de saída igual à de entrada.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.