Governo inicia tratativas com sindicatos para pagar data-base a servidores estaduais

14 fevereiro 2022 às 19h48

COMPARTILHAR
Secretário-Geral, Adriano da Rocha Lima, ressalta necessidade de oferecer amparo a funcionários sem perder de vista ‘saúde financeira’ do Estado. Ativos e inativos terão direito ao reajuste

Aline Carlêto
Nielton Santos
O anúncio do governador Ronaldo Caiado de abrir diálogo com sindicatos para negociar pagamento do data-base de servidores estaduais movimentou a temática no Palácio das Esmeraldas. Responsável pelas tratativas e pela negociação, o secretário-Geral do Governo, Adriano Rocha Lima apontou, ao jornal Opção, as dificuldades e as intenções nas conversas com líderes dos servidores.
O interesse principal do governo é preservar o que foi chamado de “saúde financeira” do Estado. Com a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), aprovado pelo Governo Federal, as possibilidades de valorizar os servidores passa a ser real. “Estamos conversando com todos os sindicatos que representam as categorias, tanto de ativos, quanto de inativos”, afirmou Adriano da Rocha Lima.
O secretário apontou que a gestão tenta recuperar os danos que o último governo causou aos servidores. Segundo o titular da Secretária-Geral, desde 2016 os funcionários estaduais não recebem o data-base. Questionado sobre o motivo pelo qual há 6 anos não há o reajuste, Adriano da Rocha Lima foi categórico ao afirmar: “essa pergunta deveria ser respondida por aqueles que governaram o Estado anteriormente”, ressaltou.
Ativos e inativos terão direito ao benefício. Nas tratativas com os sindicatos, o secretário-Geral buscará ser transparente sobre a possibilidade de o Estado conseguir arcar com as despesas. “Estamos vendo o que é possível ser feito de forma a preservar a saúde financeira do Estado e, ao mesmo tempo, conseguir oferecer o reajuste aos servidores para amenizar as perdas salariais que eles vêm sofrendo há anos”, afirmou Adriano da Rocha Lima.
O secretário apontou que servidores da Educação e da Saúde têm tratamento próprio sobre o assunto. Mesmo assim, as tratativas se desenvolvem com todos os sindicatos envolvidos.