Governo federal anuncia ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Projeto enfrentava resistência de governo estadual, que queria promover a regularização fundiária das famílias que vivem na região

O presidente Michel Temer (PMDB) assinou nesta segunda-feira (5/6) um decreto ampliando de 65 mil para 240 mil hectares a área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Durante evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, ele anunciou ainda que a área de conservação irá incluir o Sertão Zen e Macacos, que são áreas adjacentes.

Originalmente, o parque tinha 625 mil hectares mas, com a pressão do setor agropecuário, foi reduzido várias vezes até chegar aos números atuais. O Governo de Goiás era contrário à proposta porque defendia a regularização fundiária daquelas áreas para garantir moradia às famílias que habitam a região.

Uma das contrapropostas do governo estadual era que fosse ampliada uma área descontínua da Chapada, garantindo a posse das terras. No começo deste ano, o vice-governador José Eliton (PSDB) afirmou que esta medida, somada à legislação rigorosa do Ministério do Meio Ambiente, poderiam prejudicar o desenvolvimento da região.

A ampliação da área é defendida como uma maneira de preservar o Cerrado, já que a área abriga 32 espécies da fauna e flora, 17 delas ameaçadas de expansão.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.