Governo exonera secretário especial do Esporte, general Marco Aurélio

Demissão teria sido um desdobramento da disputa entre o ex-secretário e o ministro da pasta, Osmar Terra

Foto: Reprodução

Foi anunciada nesta quinta-feira, 18, no Diário Oficial da União, a demissão do general Marco Aurélio Costa Vieira do cargo de secretário especial de Esporte, área agora vinculada ao Ministério da Cidadania. Marco Aurélio é general da reserva e foi diretor-executivo de Operações dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Também participou do planejamento e da execução do revezamento da tocha olímpica pelo Brasil.

Ainda não foi publicado quem será o sucessor no cargo, mas as especulações giram em torno do também general Décio Santos Brasil, o qual já ocupou o cargo de vice-chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército e comandou a 14ª Brigada de Infantaria.

A demissão de Marco Aurélio teria sido um desdobramento da disputa existente entre o ministro Osmar Terra (Cidadania), que representa o segmento político da pasta, e o grupo militar que era representado pelo agora ex-secretário de Esporte.

Segundo informações do site Poder 360, o general não teria liberdade para escolher os seus subordinados no órgão. Já Osmar Terra, exercia sua influência, como por exemplo, na nomeação do ex-jogador de futebol Washington Stecanela Cerqueira, conhecido como Coração Valente, para o cargo de secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social.

A disputa dentro do Ministério entre Marco Aurélio e Osmar foi, inclusive, alvo de críticas. O deputado federal Alexandre Frota (PSL-SP) manifestou-se por meio de seu perfil no Twitter sobre o assunto: “Pressão por cargos derruba secretário do Esporte, general Marco Aurélio. Infelizmente essa é a realidade. Isso é o retrato do que está acontecendo e não é só na Cultura”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.