Governo estimula inserção de micro e pequenos empresários e produtores rurais no comércio internacional

Por meio de parcerias com entidades e consultores, serão ofertadas capacitações e orientações aos empresários e produtores quanto à melhoria de suas produções com foco no atendimento aos requisitos internacionais

Foto: Reprodução

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), assinou protocolo de intenções para a criação do Programa Exportação Estruturada (PEE), desenhado para acelerar a inserção de micro e pequenas empresas e empreendedores rurais no mercado exportador. Com os eixos AgroExporto, E-comex e àModa Goiás, o PEE deve gerar, em dois anos, mais de dois mil novos empregos e 500 empresas exportadoras.

“Quanto mais diferente e inovador, mais um produto gera interesse. Esse é o objetivo do governo com esse programa, capacitando as pequenas e micros para que elas atinjam um mercado maior. Com o auxílio do governo, elas aumentarão seu faturamento por meio da exportação, deixando a economia goiana mais robusta”, afirmou o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Adriano da Rocha Lima.

Objetivos

Entre os objetivos do programa está a diversificação da pauta da balança comercial goiana com a inserção de novos produtos no mercado internacional, além de promover a inserção de micro e pequenos empresários e produtores rurais no comércio internacional.  O programa foi elaborado pela SEDI e conta com a parceria do Sebrae, Faeg, AJE, FCDL e Banco do Brasil.

O subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Cidades, Infraestrutura e Comércio Exterior, Everton Chaves Correia, explicou que o programa tem três eixos estratégicos: o AgroExport, E-comex e à Moda de Goiás. “Não basta dar estímulo, mas sim conduzir o produtor no caminho para o mercado internacional”.

O programa terá duração de dois anos, período em que o governo de Goiás promoverá, por meio de parcerias com entidades e consultores, capacitações e orientações aos empresários e produtores quanto à melhoria de suas produções com foco no atendimento aos requisitos internacionais, agregando valor a estes produtos. As capacitações terão como foco as formas, regras e procedimentos para exportação e sobre o comércio internacional via e-commerce.

Eixos

Um dos eixos do Programa Exportação Estruturada é o AgroExport voltado para os produtores rurais. Durante sua fala para os representantes do setor rural, o Subsecretário da SEDI explanou sobre o AgroExport que tem como foco o redirecionamento da produção do pequeno empreendedor rural (incluindo o da Agricultura Familiar) para uma cultura de maior valor agregada destinada à exportação.

O eixo E-comex  tem como foco o uso do e-commerce por micro e pequenos empreendedores do setor de indústria, comércio e agronegócio com foco no mercado internacional. Devido à sua característica o comércio eletrônico permite transações comerciais sem barreiras de tempo ou distância.

Voltado para micro e pequenos empreendedores goianos, o eixo  àModa de Goiás vai trabalhar a exportação dos produtos goianos que tenham a identidade regional do Estado de Goiás e potencial de exportação, como por exemplo a moda do vestuário, o artesanato mineral, entre outros. Por meio do Programa, estes empresários serão capacitados a trabalhar com a padronização de embalagem, código de barra e as legislações do comércio exterior.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.