Governo e prefeitura de Palmas decretam luto oficial pela morte do ex-prefeito Odir Rocha
06 maio 2022 às 11h53

COMPARTILHAR
Médico e escritor foi sepultado nesta quinta, 5, no Cemitério Jardim das Acácias

Foi sepultado nesta quinta-feira, 5, às 17h, no Cemitério Jardim das Acácias, em Palmas, o médico, escritor e ex-prefeito de Palmas, Manuel Odir Rocha. O corpo foi velado durante todo o dia no saguão da Assembleia Legislativa, onde amigos e familiares fizeram as despedidas. Odir faleceu na quarta-feira, 4, aos 81 anos, depois de uma longa batalha contra um câncer.
O governo do Estado e a Prefeitura de Palmas decretaram luto oficial de três dias pela morte do ex-prefeito. “Odir Rocha era um ser iluminado, médico respeitado e reconhecido por cuidar da saúde do nosso povo. Com político também mostrou o seu valor e força para trabalhar a favor do crescimento e desenvolvimento do Tocantins”, declarou em nota, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), enfatizando que era testemunha da sua atuação como gestor público, pois foi vereador durante o seu mandato de prefeito. A prefeita Cínthia Ribeiro (PSDB), lamentou a perda para Palmas, o primeiro gestor de Palmas, nestes 30 anos da cidade, mas destacou que fica o seu legado de homem público, médico e chefe de família exemplar.
Políticos, escritores, artistas e amigos emitiram nota de pesar. “Com os corações consternados, os amigos da Associação dos Pioneiros de Palmas, externam sentimentos de pesar pelo falecimento do segundo prefeito eleito de Palmas, médico e escritor Manoel Odir Rocha”, diz a nota assinada pela artista plástica Luara Aquino Ramos, presidente da entidade. Odir foi o terceiro prefeito de Palmas e o segundo eleito pelo voto popular.
“Perdemos um honrado homem público, dedicado homem da ciência e prolifico homem de letras. Meus sentimentos aos familiares. Que Deus o acolha.”, declarou o ex-deputado Darci Coelho. O médico e ex-governador Raimundo Nonato Pires dos Santos, Raimundo Boi, lamentou a morte do amigo, destacando que “o Tocantins perde um dos homens mais íntegros e corretos que eu conheci, Dr. Odir Rocha, colega de profissão, extraordinário profissional da medicina, grande político conciliador, correto, pai de família exemplar”, disse em nota.
Perfil
Odir Rocha, mineiro de Araguari, criado Iporá, Goiás, se tornou tocantinense de coração, onde fez carreira como médico e como político. Foi prefeito de Colinas do Tocantins e de Palmas. Secretário de Estado e de Palmas de várias pastas. Ainda foi deputado federal.
Deixou um legado de honradez e respeito à coisa pública e na literatura diversas obras, destaque para o livro de poemas “Do amor à terra”, em 2002 e, em 2005, o livro de contos “Auscultando a vida”, obra prima da literatura tocantinense. Deixa a esposa dona Dirce Noda Rocha, com quem teve três filhas.