Governo dispensa aulas práticas para tirar habilitação das “cinquentinhas”

Medida, que terá vigência de um ano, começa a valer a partir de do dia 17 de setembro 

Foto: Reprodução/Internet

Conforme mostrado pelo Jornal Opção, foi divulgado o fim da exigência dos simuladores para quem deseja emitir a Carteira Nacional de Trânsito (CNH) na categoria B. Mas uma outra mudança veio acompanhada desta medida: o fim da exigência de aulas práticas para tirar Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC).

Esta, contudo, terá vigência provisória de 1 ano. As alterações da resolução 778, publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nesta segunda-feira, 17, passarão a valer em 90 dias, ou seja, a partir do dia 17 de setembro.

A nova resolução permite que os interessados em tirar a ACC realizem as provas teórica e prática sem a necessidade de terem passado por aulas de condução. Porém, se o candidato for reprovado, ele deverá, obrigatoriamente, passar por essas aulas para ter direito a uma nova tentativa.

O tempo de horas/aula — até então 20 horas —  também foi reduzido para expedição da ACC. O mínimo necessário será de 5 horas aula sendo que 1 delas deve ser realizada no período noturno. 

De acordo com a resolução 778, o candidato poderá, ainda, realizar a prova prática em seu próprio ciclomotor. Porém, com uma restrição: o veículo deve ter até anos de uso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.