Governo de Goiás recebe 18 ventiladores mecânicos recuperados

Equipamentos estavam em desuso por falta de peças no mercado e foram recuperados pelo projeto Pneuma, da UFG

Foto: Respiradores.

O Governo de Goiás em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), do Instituto Federal de Goiás (IFG) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) entregou para a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) 18 ventiladores mecânicos que estavam em desuso e foram recuperados pelo projeto Pneuma. A entrega foi realizada na tarde desta sexta-feira, 19.

A subsecretária de Saúde de Goiás, Luciana Vieira, esteve presente na EMC-UFG para receber os equipamentos, que vão somar no enfrentamento à Covid-19. “Esses ventiladores mecânicos serão fundamentais para que mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) sejam abertos pelo Estado, colaborando para o atendimento aos pacientes críticos infectados pelo coronavírus”, ressaltou.

Vieira explicou que esses equipamentos estavam em desuso por falta de peças ou calibragem, e a parceria com as instituições permitem que os respiradores voltem a ser utilizados nas unidades da SES-GO. “São excelentes equipamentos, que estavam parados. Agora, voltaram para os hospitais da rede estadual e ajudando no enfrentamento à pandemia, continuando sendo utilizados pós-pandemia” afirmou.

Os ventiladores entregues pelo projeto Pneuma são testados e aprovados para uso e, ao chegar à sede da SES-GO, passam por nova testagem, pelos técnicos da Gerência de Engenharia, Arquitetura e Manutenção da pasta que, os aprovando, os encaminham às unidades.

Segundo a subsecretária, esses 18 equipamentos serão destinados às unidades prioritárias, como o Hospital de Campanha de Águas Lindas de Goiás e o Hospital e Maternidade São Marcos, em Itumbiara, que foi estadualizado e passou a integrar a rede estadual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.