Governo de Goiás promete implantar programa que reforma casas de famílias carentes

Comitiva goiana foi a Salvador para conhecer modelo de programa social que deseja implantar em Goiás

Visita a Salvador busca incrementar programas habitacionais no Estado de Goiás. │ Foto: Divulgação

A coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, e o presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Lucas Fernandes, estiveram em Salvador, nesta terça-feira, 12, para conhecer o Programa Morar Melhor da prefeitura da capital baiana.

O programa, criado em 2015, promove pequenas reformas em moradias de pessoas em vulnerabilidade social. As melhorias podem incluir a aplicação de reboco e pintura, recuperação de telhado, troca de esquadrias e instalações sanitárias, a partir da necessidade de cada moradia.

A troca de experiências e aprendizados com os técnicos da capital soteropolitana visa o aprimoramento de estratégias para aumentar a eficácia de programas de reformas já existentes em Goiás. “Eu costumo dizer que as pessoas que vivem em vulnerabilidade precisam muito mais do que a reforma na casa. É isso que eles estão fazendo aqui, é isso que viemos aprender”, disse Gracinha Caiado.

O presidente da Agehab, Lucas Fernandes, ressaltou que a área habitacional é uma das prioridades do governador Ronaldo Caiado para os próximos dois anos de governo. “Estamos focado em ampliar o trabalho de construção, de reforma e de regularização fundiária para 2021 e 2022”, concluiu.

A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, que até 2018 atuou como secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza da Prefeitura de Salvador, ressaltou a importância do aspecto social para o sucesso do programa. “Para além da mudança da estrutura física, a gente consegue reconhecer as pessoas que deixam de ir para rua, que voltam a frequentar as escolas”.

Em 2017, o Programa Morar Melhor foi premiado com o Selo Mérito Especial em reconhecimento ao sucesso e bom desempenho do programa, durante o 64º Fórum Nacional de Habitação e Interesse Social em São Paulo. Desde então, ele tem sido referência para gestores em diversas regiões do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.