Governo de Goiás orienta municípios sobre Covid-19 durante Carnaval

Ao todo, foram realizadas oito recomendações, entre elas, a adesão das medidas de biossegurança e a vacinação contra a doença

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) divulgou nota de recomendação, nesta sexta-feira, 25, aos gestores municipais goianos para o combate a Covid-19 durante o período de Carnaval. O documento apresenta diversas orientações para que a variante Ômicron não tenha aumento em sua transmissibilidade. Ao todo, foram realizadas oito recomendações, entre elas, a adesão das medidas de biossegurança e a vacinação contra a doença.

“O momento é de responsabilidade, por parte dos gestores, na tomada de decisão frente às ações de prevenção e controle nesta fase da pandemia”, diz a nota. Para a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, é preciso ter cautela com o tamanho dos eventos a serem realizados durante o feriado e aponta para a necessidade da cobrança de comprovante de vacinação completo ou teste negativo para Covid-19 nas 24 horas antecedentes ao evento.

“O cenário epidemiológico atual ainda existe um potencial de transmissão considerável, assim a principal recomendação é não realizar eventos sem controle de público. Com a transmissão da doença sendo acelerada, a possibilidade de hospitalização aumenta e por isso essas medidas de contenção são fundamentais”, argumenta”, explica a gestora.

Nas recomendações, a SES-GO aponta para a preferência da realização das festividades em locais com ventilação natural, ao ar livre. Da mesma forma, recomenda a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial (cobrir boca e nariz) durante todo o evento. Além disso, quem teve contato com pessoas com teste positivo para Covid-19, que apresentem sintomas da doença ou tenham exame comprovando a doença não deve participar, permanecendo isolado em casa. Os estabelecimentos também devem fornecer álcool 70% para higienização das mãos e adotar a obrigatoriedade de uso de máscaras em seu interior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.