Governo de Goiás intensifica apoio educacional para estudantes que farão Enem

Ações visam garantir acesso aos materiais de estudo em diversos formatos com uso de suportes como televisão, rádio, parcerias com transmissões ao vivo em redes sociais, aplicativos de conversa, entre outros

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), oferece aulas e conteúdos direcionados aos mais de 46 mil estudantes da rede estadual de ensino inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

As ações visam garantir o apoio educacional, mesmo em tempo de isolamento social, para que os estudantes tenham acesso aos materiais de estudo em diversos formatos com o uso de suportes como televisão, rádio, parcerias com transmissões ao vivo em redes sociais, aplicativos de conversa, entre outros.

A superintendente de Ensino Médio da Seduc, Osvany da Costa Gundim Cardoso, afirmou que nas coordenadorias regionais de educação em todo o Estado, os esforços para garantir que o conteúdo chegue ao aluno pode até mesmo levar o professor à residência do inscrito no Enem. “Buscamos conscientizar o estudante de que o momento é de aulas remotas, fazendo com que crie o hábito de assisti-las”, pontuou.

Formatos

Videoaulas periódicas via aplicativo de mensagens são encaminhadas, por meio do projeto “Goiás Bem no Enem em Casa”. Todas segundas e sextas-feiras, videoaulas com duração de 10 a 20 minutos chegam aos estudantes.

Já o segmento “Goiás Bem no Enem na TV” é transmitido via TV Brasil Central (TBC), aos sábados, às 8h30. São duas aulas televisionadas a cada semana com duração total de 26 minutos. Há ainda o projeto “Segundou!!!” com transmissão, via aplicativo de conversa, de vídeos com indicações que contemplam filmes, séries e documentários.

A maratona de estudos tem ainda o “Desafio Weekend”, lista de questões no padrão da avaliação nacional, dividida em quatro áreas de conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens e Códigos. Posteriormente, os alunos recebem videoaulas com a resolução dos enunciados.

O suporte da Seduc envolve ainda videoaulas às sextas-feiras com dicas de literatura, por meio do projeto “Sextou!!!”; além de pílulas sobre todos os conteúdos do Enem no “Minuto Enem”. Durante a semana, as ações são replicadas na grade de programação da TBC. A Rádio Brasil Central (RBC) transmite semanalmente os conteúdos do programa “Seduc em Ação”, voltado para o ensino médio e também ensino fundamental.

Enem 2020

Adiada em função da pandemia de Covid-19, esta edição do Enem terá as provas impressas aplicadas nos dias 17 e 24 janeiro de 2021. Como novidade, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, disponibilizou também vagas para a versão digital da prova, marcada para 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.

Em Goiás, 1.800 estudantes da rede pública participarão da avaliação em novo suporte, sendo 1.500 inscrições em Goiânia e 300 em Anápolis, conforme dados da Seduc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.