Governo de Goiás inicia a entrega de seis mil óculos de grau para população

De acordo com o secretário de Governo, Tayrone Di Martino, a entrega do benefício não será restrita à capital

Entrega de óculos | Foto: Marco Monteiro

Com o aval do governador Marconi Perillo, o governo de Goiás, por meio da Secretaria de Governo (Segov) e em parceria com a Fundação Banco de Olhos, iniciou, na manhã desta sexta-feira (8/12) a entrega de seis mil óculos, em uma ação do programa Governo Junto de Você (GJV).

A solenidade foi realizada no Centro de Educação Comunitária de Meninas e Meninos, no Setor Santos Dumont, em Goiânia. Na ocasião, 800 pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos receberam óculos. Todos passaram antes por consultas oftalmológicas, também realizadas dentro do programa GJV do Governo do Estado.

De acordo com o secretário de Governo, Tayrone Di Martino, a entrega do benefício não será restrita à capital. Moradores de outros municípios também receberão. “Aparecida de Goiânia, Águas Lindas, Planaltina, Palmeiras, Novo Gama e Trindade. Vamos entregar, até meados de janeiro, todos esses seis mil óculos, distribuídos por essas cidades que mencionei”, declarou. Em abril deste ano, o governador Marconi Perillo entregou oito mil óculos, também dentro desse programa.

Tayrone destacou o compromisso do governador Marconi com a área social ao longo de seus quatro governos. “É um compromisso do governador Marconi Perillo de fazer o exame de oftalmologia e também de entregar os óculos para a população que necessita. Além disso, fazemos o encaminhamento de pessoas que precisam fazer cirurgias de cataratas”, afirmou.

Na entrega de óculos, em abril, o governador Marconi disse que num mundo de tanta desigualdade “é fundamental a atenção do Estado no cuidado à Saúde e propiciando condições a que todos possam ter uma vida melhor, mais humana e com dignidade”. Hoje ele não pôde comparecer à solenidade. Para ele, esses foram os motivos da criação desse programa, que facilitou o aceso a muitos que nunca fizeram um exame de vista. “Agora, entregamos os óculos, para que enxerguem um futuro mais promissor e possam desenvolver bem suas atividades diárias, possam ver o mundo com outros olhos”, afirmou.

O secretário de Habitação, João Gomes, disse que, depois de percorrer os 246 municípios goianos, constatou o crescimento e o desenvolvimento de Goiás. “O governador Marconi Perillo foi o grande responsável por esta inovação, que alcança todas as regiões do estado. Hoje, centenas de pessoas recebem esse serviço tão importante. Sem essa ajuda, certamente, muitos continuariam a enxergar mal”, disse.

Deputado estadual, Charles Bento citou a atenção e o carinho do governador com a Região Noroeste de Goiânia: “Sou grato ao governador Marconi Perillo por sempre atender as nossas demandas, sempre firmando parcerias e trazendo serviços e obras para a nossa região”.

Também participaram da solenidade o coordenador da Fundação Banco de Olhos, João Henrique; o representante do Centro de Educação Comunitária de Meninas e Meninos, Edson Lucas Viana; e a representante da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Elizabeth Bicalho.

Histórico e depoimentos 

Bernardo Sousa da Cruz, 12 anos, morador da Vila João Vaz – Estudante do 6º ano, Bernardo começou, há cerca de três anos, a sentir dor de cabeça e nos olhos. À época, recém-chegados do Pará, os pais não podiam levá-lo ao oftalmologista porque precisavam priorizar gastos com aluguel e alimentação. “Quando soube, na escola, da consulta, falei com meu pai e fiz o exame. Estou feliz porque agora vou enxergar melhor.”

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.