Governo de Goiás firma parceria para instalação de escritório regional da Codevasf

Objetivo é fortalecimento de projetos de infraestrutura e de agricultura irrigada no Estado de Goiás e a criação de novas propostas, com base na expertise da Companhia

Governador Ronaldo Caiado, ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho e o presidente da Codevasf, Marcelo Andrade | Foto: Ascom

Em solenidade, que marca o início das atividades do escritório da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf)  em Goiânia, realizado nesta segunda-feira, 9, o ministro do desenvolvimento Rogério Marinho disse que a presença dele se deve ao reconhecimento ao trabalho realizado em Goiás, de mudança de paradigma de administração, de se fazer mais com muito menos.

“A Codevasf  é um instrumento extraordinário de desenvolvimento das bacias hidrográficas do país, sobretudo agora, do Araguaia e do Tocantins. Não tenho dúvida de que a população saberá usá-la de forma adequada”, salientou Rogério Marinho.

O ministro apontou que há uma série de ações que a Codevasp irá empreender em Goiás. Desde a revitalização da bacia em si até o tratamento da água. Ele afirmou ainda que há recurso disponibilizado para esses fins, através da bancada goiana no Congresso Nacional. Os recursos são de emendas individuais de coletivas, dos deputados e senadores por Goiás.

“São mais de R$ 100 milhões disponíveis para serem aplicados neste ano de 2020. Pela eficácia da ação da Codevasf em 2021 esse recurso será multiplicado”, garantiu o ministro.

O Governo de Goiás firmou parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) para a instalação de um escritório regional da empresa pública no Estado. A estrutura funcionará na sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Goiânia.

Por meio dessa parceria, o Governo de Goiás e a Codevasf trabalharão em conjunto na criação e fortalecimento de projetos de infraestrutura e de agricultura irrigada nos municípios que integram a bacia dos rios Araguaia e Tocantins. As ações envolvem projetos de infraestrutura na bacia dos rios Araguaia e Tocantins, em uma área que compreende 136 municípios goianos.

A iniciativa estuda ainda fortalecer as ações já desenvolvidas pela Seapa na região, como os projetos de irrigação das cidades de Flores de Goiás e de Luiz Alves, por meio do aproveitamento da expertise e das ações da Codevasf, e criar novos projetos de agricultura irrigada, desenvolvendo a bacia e atuando diretamente na melhoria do bem-estar social dos municípios da região pelo acesso às tecnologias para a distribuição de água entre pequenos, médios e grandes produtores.

“Essa decisão alavanca e muito os investimentos, principalmente nos municípios mais carentes do estado de Goiás. Nós goianos só temos uma única palavra: obrigado”, disse o governador Ronaldo Caiado (DEM) durante a solenidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.