Governo de Goiás expõe plano de ação para evitar falta de água no Estado

José Eliton reuniu imprensa na manhã desta quarta-feira, na sede da Saneago

Divulgação

Em entrevista coletiva na sede da Saneago, na manhã desta quarta-feira (8/8), o governador de Goiás, José Eliton (PSDB), explanou sobre série de medidas adotadas pela gestão para evitar falta de água em vários pontos do Estado, sobretudo regiões metropolitanas.

Durante entrevista, o governador afirmou que o governo mapeia pontos de atenção devido ao regime hídrico causado pelo período de seca, mas já adianta que, graças aos esforços tomados pela gestão preventivamente, a situação é bem menos preocupante do que a de anos anteriores.

“Há muitas intervenções a serem feitas, e, em algumas cidades do interior, poderemos ter problemas sazonais, mas todas as medidas possíveis estão sendo tomadas para que isso seja mitigado”, conta.

Na pauta da conversa com o jornalistas, Eliton falou sobre a obra de integração do sistema Produtor Mauro Borges com o Sistema Meia Ponte, que vai garantir o abastecimento da população nos bairros atendidos pelo sistema na Grande Goiânia. Segundo o governador, a construção está mais de 80% concluída e deve ser finalizada já no próximo mês.

“Além disso, tem sido realizado um trabalho de fiscalização para completar a ampliação da vazão de água do Meia Ponte. No ano passado, neste mesmo período, tínhamos vazão de mil litros por segundo, inferior ao que temos hoje, sendo que, neste ano, tivemos 20% menos de chuva”, conta, reforçando a importância das medidas de prevenção adotadas.

O tucano também citou o decreto de segurança hídrica editado pela gestão estadual, que garante uma série de medidas emergenciais em caso de iminente crise hídrica. Ele adiantou, ainda, a elaboração de uma campanha, junto à Justiça Eleitoral, para conscientizar a população quanto ao uso consciente de água tratada.

“Esta é uma missão que não vai ser vencida apenas pelo Estado, mas com um esforço conjunto de toda a população”, arrematou.

Deixe um comentário