Governo de Goiás entrega cartões do Crédito Social em Morrinhos

17 junho 2025 às 21h00

COMPARTILHAR
O governo de Goiás entregou, em Morrinhos, 710 certificados de conclusão de diversos cursos e 547 cartões do Crédito Social, cuja soma do investimento chega a R$ 2,7 milhões. A entrega ocorreu durante a 12ª edição do Agro é Social nesta terça-feira, 17, que teve como foco a promoção do desenvolvimento social, empreendedorismo e geração de emprego e renda.
No evento, a primeira-dama Gracinha Caiado enalteceu o trabalho desenvolvido pela agricultura familiar, responsável por 70% do que é consumido na mesa do brasileiro. “Não podemos falar apenas dos grandes empresários, porque o agro é muito mais que isso. E o governo Caiado está rodando esse Estado [para levar benefícios]. O agricultor não quer favor. São homens e mulheres que estão acostumados na lida do campo, protegendo a sua terra, porque o seu lucro vem dali. Eles precisam do nosso apoio, e é isso que estamos dando”, disse.
Gracinha também afirmou que o programa “abre portas”. “Ele abre portas, leva capacitação e recursos, permite que o pequeno produtor melhore seu negócio, produzindo mais e melhor”, frisou. “Já fizemos 300 cursos pelo Estado afora, são mais de onze mil capacitados. Isso é mudança de vida”, continuou.
Nesta edição, foram formadas 34 turmas s distribuídas em 10 cursos com várias abordagens, como: avicultura; bolos caseiros; salgados e quitandas; horticultura; suinocultura; piscicultura; bovinocultura sustentável e processamento de mandioca. As capacitações têm o objetivo de qualificar cidadãos de baixa renda para criar oportunidades. Quem concluiu os cursos e atendeu aos critérios previstos em lei, recebeu cartões do Crédito Social com valores de até R$ 5 mil.
O projeto é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Emater Goiás e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Nesta 12ª edição, atende 16 municípios na região Sul: Água Limpa, Aloândia, Buriti Alegre, Caldas Novas, Cromínia, Edéia, Goiatuba, Itumbiara, Joviânia, Marzagão, Morrinhos, Panamá, Piracanjuba, Pontalina, Professor Jamil e Rio Quente.
Além da distribuição de benefícios, a estrutura do evento, montada na Feira Coberta de Morrinhos, oferece diversos serviços gratuitos para a comunidade, como: atendimento de saúde, em parceria com a prefeitura; balcão de empregos da Secretaria da Retomada; distribuição de mudas e feira do produtor da Seapa e Emater; entrega do Mix do Bem da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG); emissão de carteira de identidade e segunda via da CNH; e atividades recreativas para as crianças oferecidas pela Secretaria de Esporte e Lazer.
Leia também
Goiás Social inicia arrecadação de agasalhos e cobertores; confira os locais de coleta