*Matéria atualizada às 14h15 de quinta-feira, 15.

A visita do governador de Goiás em exercício, Daniel Vilela, para conhecer a Porto Digital – um dos principais parques tecnológicos do Brasil -, em Recife, vai refletir na importação de modelos de inovação em tecnologia e Inteligência Artificial (IA) para serem aplicados na gestão pública local. Goiás já tem certa experiência na área com a gestão do Hub Goiás. No entanto, o governo goiano deve usar a empresa como modelo para fazer um Distrito de Inovação e IA na capital, que objetiva reunir empresas de base tecnológica, startups e centros de pesquisa em uma região.

O secretário José Frederico Lyra Netto (Secti) também acompanhou a visita e deve elaborar o projeto, incluindo novos serviços à população. O projeto ainda está em desenvolvimento e deve ser auxiliado por Cláudio Marinho, engenheiro idealizador e articulador do Porto Digital, e Sílvio Meira, presidente do Conselho de Administração do Porto Digital e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Também estavam presentes o secretário Joel Sant’Anna (SIC) e o deputado estadual, Virmondes Cruvinel. Segundo Joel, o Porto Digital em Recife fatura quase “R$ 700 milhões em startups empresas de tecnologia”, portanto, Goiás quer usar o trabalho deles como modelo para a estrutura goiana.

“Aqui [em Recife] é um dos polos mais desenvolvidos do mundo nessa questão de novas tecnologias agregadas à inteligência artificial e também atendimento ao cidadão, cidadão, aplicativos que conectam toda a cidade, que conecta a saúde, educação”, disse Joel.

Segundo Joel, a participação da Prefeitura de Goiânia é importante para “desenvolver um projeto dessa magnitude”, por conta dos impostos e benefícios, juntamente com o Estado, que deve investir e negociar a instalação das empresas de tecnologia em Goiás.

Inicialmente, o secretário Joel informou que esta parceria também deveria refletir na prospecção de ampliação do HUB Goiás, o Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador localizado em Goiânia. No entanto, segundo assessoria do governador em exercício, a informação não procede.

Leia também: