Após encerrar contrato com a Renapsi, secretaria fará nova seleção para continuidade do programa

Foto: Reprodução

Na tarde desta quinta-feira, 28, a Secretaria de Desenvolvimento Social anunciou que irá realizar nova licitação para operacionalizar o programa Jovem Cidadão. O processo será feito em conformidade com parecer da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) e Procuradoria-Geral do Estado FC (PGE-GO).

“Ao tomar conhecimento do posicionamento da PGE e da CGE, decidimos por uma nova licitação dentro dos dispositivos legais que regem a administração pública e também em consonância com a política de transparência determinada pelo Governo de Goiás”, sustenta Marcos Cabral.

O edital de licitação está em fase de finalização e será lançado nos próximos dias. Em nota divulgada pela secretaria, a pasta afirma que “ao contrário do que circula nas redes sociais, o programa Jovem Cidadão não será descontinuado, mas reformulado, de modo a garantir a máxima lisura e o melhor retorno à sociedade”.

Ainda de acordo com a secretaria, o programa atende 5 mil jovens em todo o Estado, com 10% das vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCDs). “Em breve terá início o recadastramento dos jovens beneficiados. Este compromisso com a área social, aliás, é uma preocupação histórica do governador Ronaldo Caiado e será cumprido pelo secretário de Desenvolvimento Social, Marcos Cabral”, divulgou a pasta.

Na quarta-feira, 27, a Rede Nacional de Aprendizagem Promoção Social e Integração (Renapsi), que era responsável por contratar esses jovens, anunciou que o contrato havia sido encerrado, ficando em aberto se o programa continuaria ou não. De acordo com a pasta, o contrato venceria no dia 14 de março, e a PGE havia recomendado que ele não fosse renovado.