Governo anuncia lista com 186 deputados contrários ao Impeachment
14 abril 2016 às 15h54
COMPARTILHAR
Grupo protocolou pedido de criação da Frente Parlamentar em Defesa da Democracia na Câmara dos Deputados, mas não especificou nomes dos supostos aliados
Pelo Twitter, a deputada federal Luciana Santos (PCdoB – PE) anunciou que o governo Dilma Rousseff (PT) já teria o apoio de 186 deputados para barrar o impeachment na Câmara, que será votado no próximo domingo (17/4). O grupo protocolou nesta quinta-feira (14) um pedido de criação da chamada Frente Parlamentar em Defesa da Democracia na Câmara dos Deputados e a lista de assinaturas conteria nomes suficientes de votos para que processo não passasse.
[relacionadas artigos=”63644″]
Os nomes, no entanto, não foram divulgados. Também teriam assinado o documento 30 senadores. Vale lembrar que, para que Dilma sofra impeachment ao final do processo, que termina no Senado Federal, a oposição precisa obter o voto de 54 dos 81 parlamentares, ou seja, se 30 deles realmente estiverem à favor da presidente, mesmo que o impeachment passasse pela Câmara, não seria aprovado no Senado.
Esta lista teria começado a ser elaborada quando o ex-presidente Lula começou a articular nos bastidores para tentar manter o governo Dilma. O número, portanto, poderia ser menor atualmente, já que, nos últimos dias, o PT perdeu o apoio de três partidos da base aliada, PRB, PMDB, PSD e PP.
Segundo a deputada que fez o anúncio, ainda não há números fechados, mas que a oposição pode ter certeza que não conseguirá os 342 votos necessários para aprovar o processo na Câmara. Alguns deputados que apareceriam como signatários da lista, no entanto, seriam, na verdade, favoráveis ao impeachment.