Governo anuncia concursos para bombeiro, delegado de Polícia e fiscal do Procon

No total, são 296 vagas ofertadas. Segundo secretário de Segurança Pública, instituição responsável pelo certame será contratada o quando antes

Secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton | Foto: SSPAP

Secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, afirmou que mais detalhes serão revelados em breve | Foto: SSPAP

O governador Marconi Perillo (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (6/4) mais concursos para preenchimento de funções destinadas às forças de segurança pública do Estado. São 230 vagas para Corpo de Bombeiros, 36 para delegados de polícia e 30 para fiscal do Procon Goiás. Outras 3 mil oportunidades para as polícias Militar e Civil estão com edital em processo de análise pela Assembleia Legislativa.

“Tão logo seja apreciado, todos os detalhes a respeito dos novos certames serão divulgados para a sociedade”, disse o vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSAP), José Eliton, em entrevista após lançamento da Plataforma de Sistemas Integrados (PSI), que implanta inovação tecnológica na rede de combate à criminalidade.

Segundo o secretário, a SSAP contratará o mais rápido possível a universidade ou outra instituição que será responsável pela realização das provas.

O governador Marconi Perillo ressaltou, em seu discurso, que esses concursos foram debatidos internamente pelo governo, levando-se em consideração a Lei de Responsabilidade Fiscal e a própria capacidade do governo em admitir novos integrantes da Segurança Pública em condições de bancar essas novas contratações.

Marconi agradeceu José Eliton e toda a equipe econômica, em especial à secretária Ana Carla Abrão, da Secretaria da Fazenda (Sefaz), que numa força tarefa fizeram os estudos e viabilizaram a realização desses concursos. “José Eliton tem sido coadjuvante permanente ao meu lado para a superação da crise”, destacou.

No mês passado, o governador anunciou também um segundo concurso público para as polícias civil e militar a ser realizado em 2018, quando deverão ser contratados mais 2 mil policiais. Para este concurso, o governo enviou, em março, à Assembleia Legislativa o projeto de lei que altera as carreiras para o ingresso nos quadros funcionais das duas corporações.

O aumento do efetivo das forças de segurança pública do estado de Goiás foi um dos primeiros compromissos assumidos pelo vice-governador e secretário José Eliton que prometeu fortalecer os contingentes policiais e reorganizar a atuação das diferentes forças para uma ação mais ostensiva no combate à criminalidade.

Outra providência do governo para reforçar o trabalho da Polícia no Estado foi a contratação de parte dos aprovados no concurso público da Polícia Técnico-Científica. Na manhã de quarta-feira (6), o governador Marconi Perillo e o vice-governador José Eliton assinaram ordem de serviço determinando à Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) que encaminhe à Casa Civil a relação de aprovados nos concursos públicos para perito criminal, médico legista e auxiliar de autopsia, regidos pelos editais 02/ 2014 (IC) e 02/2014 (Medicina Legal).

Segundo o vice-governador, a contratação desses profissionais já havia sido anunciada há cerca de 20 dias pelo governador, mas foi oficializado agora. “No dia 1º de maio, eles já estarão tomando posse nos seus respectivos cargos e executando suas atividades normalmente”, garantiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.