Governo anuncia reajuste salarial para servidores da Segurança Pública

Em reunião com representantes de segmento, Marconi e José Eliton confirmam cumprimento de acordo, com pagamento de parcela em dezembro deste ano 

Em reunião com representantes da Segurança Pública, Marconi e José Eliton confirmam cumprimento de acordo | Foto: Reprodução

Em reunião com representantes da Segurança Pública, Marconi e José Eliton anunciam cumprimento de acordo | Foto: Reprodução

O governador Marconi Perillo (PSDB) e o vice-governador e secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), José Eliton (PSDB), anunciaram, na manhã desta sexta-feira (16/9), o reajuste de 12,33% nos salários dos servidores da Segurança Pública, que começa a valer no próximo mês de dezembro. A confirmação do cumprimento do acordo com a categoria foi feita em reunião com os dirigentes das entidades que representam os trabalhadores.

O reajuste foi aprovado pela Assembleia Legislativa em 28 de abril de 2014, com previsão de dispêndios sempre no mês de dezembro: 18,50% (2014); 12,33% (2015); 12,33% (2016) e 12,33% (2017). Os valores relativos ao ano passado foram negociados para serem quitados em 2018, em razão da crise. O compromisso com a retomada do cronograma proposto foi reafirmado na reunião.

Marconi ressaltou que o cumprimento do acordo é reflexo do ajuste fiscal. “Se não tivéssemos feito o que propusemos no ano passado, estaríamos desmoralizados hoje. Não estaríamos pagando salários e não poderíamos dar aumento”, afirmou. Ele citou, ainda, estados que não se planejaram e enfrentam dificuldades para arcar com despesas básicas e agradeceu a compreensão dos servidores.

“Com diálogo, respeito e confiança mútua, chegamos aqui hoje com a formalização do cumprimento do acordo que agora permite a retomada do pagamento do reajuste dos servidores da segurança pública”, declarou José Eliton. Ele avaliou ainda que as forças policiais “terão melhores condições para cumprir a missão de zelar pela segurança e tranquilidade da população”.

Reconhecimento

Os dirigentes das associações representativas dos servidores do setor destacaram o empenho do governo em cumprir o acordo, viabilizando o reajuste de 12,33% neste ano. Para a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Goiás (Sindepol), delegada Silvana Nunes, a decisão “representa o reconhecimento do estado no que se refere ao compromisso e trabalho que os policiais e delegados têm para com a sociedade”.

Silvana explicou que os servidores da segurança pública entenderam os motivos do governo em adiar a reposição do ano passado e mesmo assim se empenharam no combate à criminalidade. Ela apontou ainda que o governo priorizou o pagamento da categoria, mesmo com todos os problemas.

“Essa reposição salarial veio num momento de crise, como forma de oxigenar a tropa, uma motivação a mais nessa atividade de grande importância. Temos demonstrado capacidade em atender as demandas da sociedade”, defendeu o presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia e Bombeiros Militar de Goiás (Assego), subtenente da PM Luís Cláudio Coelho de Jesus. Ele destacou ainda que Goiás é o único estado a conceder a reposição salarial e que o índice conseguido é de grande relevância.

O presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM/BM de Goiás, sargento Gilberto Cândido, lembrou que a medida será importante para a categoria, já que havia uma expectativa grande a respeito do pagamento. O presidente da Associação dos Oficiais da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, tenente-coronel da PM, Ubiratan Reges, também destacou que a medida é relevante não só para os servidores, mas também para suas famílias.

“Sabemos dos problemas financeiros que o Governo de Goiás passou e, na época, entendemos”, afirmou a presidente da Associação dos Papiloscopistas Policiais de Goiás, Juliana Pabla Soares. “A decisão do governador em arcar com o compromisso representa um pouco de recuperação das perdas que tivemos. Os servidores estavam angustiados e podem ficar mais tranquilos”, concluiu.

Encontro

Participaram da reunião o deputado federal João Campos; chefe do Gabinete Militar, coronel Adailton Florentino do Nascimento; comandante-geral da Polícia Militar, coronel Divino Alves; comandante-geral do corpo de bombeiro militar, coronel Carlos Helbingen; delegado geral da polícia civil, Álvaro Cássio; delegado geral adjunto da Polícia Civil, Marcelo Aires; superintendente da Polícia Técnico-Científica, Rejane Barcelos; superintendente do Procon, Darle.

Também participaram do evento os presidentes das seguintes associações: Delegados de Polícia do Estado de Goiás (Sindepol), Silvana Nunes; União Goiana dos Policiais Civis (Ugopoci), José Virgílio; Peritos e Médicos Legistas, Antônio Carlos de Macedo Chaves; Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiros Militar, sargento Gilberto Cândido; Delegados de Polícia de Goiás (Adpego), Waldson de Paula Ribeiro; Pensionistas da Polícia e Corpo de Bombeiros Militares, Venúzia Alencar; Papiloscopistas Policiais de Goiás, Juliana Pabla Soares; Servidores do Sistema Prisional, Jorimar Bastos; Subtenentes e Sargentos, Luís Cláudio Coelho de Jesus; Oficiais da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar, Ubiratan Reges; Oficiais da Reserva da PM e do Corpo de Bombeiros Militar, Luiz Gonzaga Barros Carneiro; Peritos Criminais e Técnicos Legistas, Rony Marques Castilho; Servidores do Sistema de Execução Penal, Wellington Pereira Matias.

1 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PAULO SANTANA

MUITO BOM NOSSO GOVERNADOR SEMPRE FOI MUITO FIEL COM A SEGURANÇA PÚBLICA DE GOIÁS. TENHO ORGULHO DE TER VOTADO NELE, ELE SEMPRE TERÁ NOSSO APOIO. NO COMEÇO DA SUA SUA CARREIRA MEU SOGRO JOSÉ LUIZ SANTIAGO APELIDADO DE SENHOR LIZICO NA CIDADE DE MALHADOR, PRÓXIMO A CIDADE DE PIRENÓPOLIS,DEU UM GRANDE APOIO SEDENDO SUA HUMILDE CASA P/ AS REUNIÕES POLÍTICAS AO QUAL TROUXE UMA ACENSÃO EM SUA CARREIRA. MEU SOGRO TINHA MUITO ORGULHO DO NOSSO GOVERNADOR MARCONE PERILO.

Thiago Batista

E como fica os novos servidores que estão passando por dificuldades financeiras, estou me referindo ao soldados de 3 classe pm e corpo de bombeiros, agentes penitenciário, agente de polícia e escrivão. Com esse salário desconto sobra 1300 reais para um paí de falamilia; enquanto que um vereador em Goiânia ganha seus 9 mil, um deputado ganhado 22 mil. São eleito pelo povo, não precisou estudar dias e dias , anos e anos pra poder passar num concurso. Eleições estão chegando quero ver a cara de pau de vcs pedirem votos dizendo que o estado tá pagando bem para o… Leia mais

Adao

Muito bom governador o senhor tinha que ser presidente Queiróz pm