Governo analisa medidas para recuperar economia a curto prazo até esta sexta-feira (9)

Medidas que devem ser anunciadas em breve buscam parar o aumento do desemprego e reaquecer a economia com incentivos a diferentes áreas

O governo federal deve terminar de analisar até esta sexta-feira (9/12) um pacote de medidas para recuperar a economia a curto prazo. O pacote deve ser apresentado em breve e deve incluir, por exemplo, um novo Programa de Recuperação Fiscal (Refis).

As medidas que devem ser anunciadas pelo presidente Michel Temer (PMDB) buscam estagnar o aumento do desemprego e reaquecer a economia incentivando várias áreas: vendas, distribuição, transporte, serviços e indústria, por exemplo. É, em resumo, uma pauta de medidas para dar “injeção de ânimo” na economia real.

Além do programa de socorro a empresas endividadas, estão inclusas algumas medidas como o aumento de recursos do FGTS para os participantes do programa federal Minha Casa Minha Vida nas faixas que pagam prestações de até R$ 100. O orçamento do Cheque-reforma (projeto idealizado pelo governador Marconi Perillo [PSDB] que agora é aplicado em nível federal) também deve receber um acréscimo.

Também deve ser incluída uma medida provisória (MP) que flexibiliza as relações trabalhistas. Além disso, o BNDEs deverá começar a atuar no empréstimo de operações, privatizações e concessões. Várias obras viárias e rodoviárias devem receber investimentos, movimentando a construção civil que gera muitos empregos. Além disso, os juros dos bancos devem ser reduzidos para viabilizar financiamentos imobiliários e movimentar a economia.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.