Candidatos ao Governo de Goiás rezam juntos em missa da Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade
06 julho 2014 às 14h09
COMPARTILHAR
Além dos candidatos ao governo e dos cem mil fiéis, diversos políticos participaram da solenidade. Vilmar Rocha, por exemplo, disse ter rezado pela campanha que começa neste domingo
O governador e candidato à reeleição Marconi Perillo (PSDB) e outros dois candidatos à vaga de dirigente do Estado, Iris Rezende (PMDB) e Vanderlan Cardoso (PSB), estiveram presentes em Missa Solene, realizada neste domingo (6/7), no altar externo do Santuário Basílica, em Trindade. Os três assistiram à missa, presidida pelo arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, sentados na mesma fileira de cadeiras.
A solenidade faz parte do encerramento da Festa do Divino Pai Eterno. Além dos três governadoriáveis, diversas autoridades de Trindade, Goiânia e do Estado marcaram presença na capital goiana da fé; dentre eles, os candidatos à vaga ao Senado, Ronaldo Caiado (DEM) e Vilmar Rocha (PSD), o candidato à vice-governador da base marconista, José Eliton (PSDB) e o deputado federal Jovair Arantes (PTB).
Os candidatos ao Governo de Goiás dedicaram o fim de semana para participar de atividades religiosas em cidades de Goiás. Iris Rezende, Marconi Perillo e Vanderlan Cardoso também foram a Iporá, cidade cerca de 200 km da capital, para o XXXI Congresso das Irmãs Beneficentes do Estado de Goiás.
Na ocasião, Marconi Perillo diz acreditar que as instituições religiosas contribuem para a gestão do poder público. “Se não tivéssemos essa colaboração das igrejas, nossos gastos seriam bem maiores com centros de internação, presídios. Então é um trabalho que precisa ser reconhecido o tempo todo”, declarou.
Já o ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso, se impressionou com a devoção das milhares de pessoas que marcavam presença na solenidade em Trindade – cerca de cem mil fiéis. “Fiquei impressionado com a devoção dos fiéis que desde muito cedo lotavam a igreja e pagavam promessas. A Festa do Divino Pai Eterno é sem dúvidas uma das festas religiosas mais bonitas que já vi”, disse.
Vilmar Rocha disse que rezou pela campanha eleitoral – que começa oficialmente neste domingo. “Estive hoje, como no ano passado, na missa de Trindade. Aproveitei para agradecer e também rezar por mais essa campanha que vou enfrentar. Estou bem otimista e animado”, concluiu.
Romaria e História
O tema da Romaria deste ano é “Somos a família do Pai Eterno”. Em seu sermão, o arcebispo disse aos fiéis que é preciso que se tenha na família as referências para se fazer a travessia neste mundo. Aos jovens, pediu que se empenhem para viverem bem em família e que sejam construtores da Justiça e da paz. De acordo com a organização, cerca de 2,5 milhões de pessoas passaram pela cidade nos dez dias de festividades.
A devoção ao Divino Pai Eterno em Trindade completa 174 anos. A história narra que, por volta de 1840, o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou, enquanto trabalhava na lavoura, um medalhão de barro de aproximadamente 8 cm com a estampa da Santíssima Trindade – Pai, Filho e o Espírito Santo – coroando Nossa Senhora. Beijaram a Imagem, levaram-na para casa e a notícia rapidamente se espalhou, juntamente com uma sucessão de milagres.