Governador recebe tocha olímpica em Corumbá de Goiás
04 maio 2016 às 17h20

COMPARTILHAR
Chama dos Jogos Olímpicos passa por três cidades nesta quarta-feira (4/5), quando passa a noite em Anápolis, em um percurso que inclui 15 municípios goianos até sábado (7)

A tocha olímpica chegou a Goiás nesta quarta-feira (4/5), Estado pelo qual a chama dos Jogos passará por 15 cidades. Depois de Brasília (DF), o revezamento do fogo que simboliza a competição atlética mais antiga do mundo iniciou seu percurso em solo goiano na cidade de Corumbá.
[relacionadas artigos=”65101″]
Mais de 300 cidades brasileiras receberão a tocha olímpica até a abertura dos Jogos Olímpicos de Verão, no Rio de Janeiro, que acontece em 5 de agosto. As Olimpíadas do Rio serão disputadas entre 5 e 21 de agosto e as Paralimpíadas de 7 a 18 de setembro. Em Corumbá, o governador Marconi Perillo (PSDB) acompanhou a chegada da chama da competição ao Estado.
“É a primeira e talvez a única vez que o Brasil terá oportunidade de sediar uma Olimpíada. Estamos muito felizes porque Goiás é o primeiro Estado, depois da capital federal, a receber a tocha olímpica. Estamos aqui nessa belíssima paisagem do Salto de Corumbá e eu vou percorrer também algumas cidades acompanhando. O esporte une a todos no mundo, principalmente nos momentos de dificuldades. É o esporte que integra as nações e supera rivalidades”, destacou Marconi.
O tucano se disse honrado por participar de “um momento único na história do Brasil” ao recepcionar a chegada da tocha olímpica no Salto de Corumbá. A partir de lá, a chama das Olimpíadas seguiu para a Praça Matriz de Corumbá, com revezamento feito por oito pessoas da cidade.
A população de Corumbá acompanhou nas ruas a passagem da tocha pela cidade. O tucano lembrou que prefeituras e o governo de Goiás trabalharam para que os goianos participassem dessa festa que antecede os Jogos Olímpicos do Rio.
De Corumbá, a tocha seguiu para Pirenópolis, onde foi recebida e escoltada por cavaleiros mouros e cristão que participam das cavalhadas do município, uma tradição cultural e religiosa da cidade que completa 190 anos de realização em 2016.
Marconi e a primeira-dama Valéria Perillo, que é de Pirenópolis, acompanharam o revezamento da tocha olímpica pela cidade até a Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. Os cantores sertanejos Zezé Di Camargo e Luciano participaram do trajeto e levaram a chama das Olimpíadas até a praça.
Pelo Twitter, a chama olímpica comentou o “encontro” com os cantores goianos:
Será que essa dupla pode virar um trio? 👍 A sintonia foi perfeita. Valeu @zcloficial 😀 #RumoAoRio #ChamaEmGO pic.twitter.com/ULunr7oW2g
— Chama Olímpica (@ChamaOlimpica) May 4, 2016
E teve declaração de Zezé Di Camargo pela tocha olímpica:
Vou me encontrar com o Zezé (@zcloficial) ☺ Não vejo a hora. Olha só o que ele me mandou por DM 😍 #BastidoresdaChama pic.twitter.com/TOlvJKvyDW
— Chama Olímpica (@ChamaOlimpica) May 4, 2016
A tocha olímpica será levada para Anápolis ainda nesta quarta-feira, de onde seguirá na quinta-feira (5) para Itaberaí, Cidade de Goiás, Inhumas e Goiânia. Na Sexta (6), o símbolo das Olimpíadas passa por Trindade, Aparecida de Goiânia, Piracanjuba, Morrinhos e Caldas Novas.
No sábado (7), a tocha deixa Goiás com revezamento nas cidades de Pires do Rio, Ipameri e Goiandira antes de chegar a Minas Gerais. No dia 5 de agosto, data que marca o início dos Jogos Olímpicos de Verão do Rio 2016, a chama olímpica chega à capital carioca. (Com informações do Gabinete de Imprensa)