Governador recebe prêmio nacional por programa de reconstrução facial do HGG

Iniciativa goiana, o Proface concorreu com 427 trabalhos de todo o país e foi escolhido por unanimidade pelos 89 jurados do concurso

O serviço público de Saúde do Estado de Goiás foi consagrado na tarde desta quinta-feira (18/12) durante solenidade no Hospital Geral de Goiânia Alberto Rassi (HGG) com o Prêmio Saúde, promovido pela Revista “Saúde é Vital”, da Editora Abril. O governador Marconi Perillo (PSDB) recebeu o troféu, que elegeu o Programa de Tratamento de Deformidades Faciais (Proface), do HGG, como o grande vencedor da nona edição do concurso.

O programa goiano concorreu com 427 trabalhos de todo o país e foi escolhido pelos 89 jurados da premiação, por unanimidade. A iniciativa teve início em 2013 com a proposta de ampliar as vagas para tratamento facial, como a correção de lábios leporinos e de deformidades nos maxilares.

Em discurso, o governador enalteceu os ganhos da saúde pública no Estado frente aos desafios enfretados em nível nacional. “Hoje nós temos a convicção, a partir do exemplo de Goiás, de que saúde tem jeito no Brasil. É possível mudar a saúde no Brasil, basta descomplicar as coisas, desburocratizar, levar a sério, planejar, ter boas equipes, quebrar paradigmas e mudar”, pontuou.

Proface

Com a implementação do Proface, o HGG conseguiu zerar a fila de esperar por cirurgias na face. Segundo o coordenador do programa, Fernando Almas, a unidade hospitalar está apta a tratar qualquer deformidade facial, tanto em nível ambulatorial, quanto hospitalar, de média e alta complexidade em pessoas com mais de 11 anos.

Para ser atendido no Programa, o interessado deve procurar uma unidade básica de saúde, onde será avaliado e posteriormente encaminhado para o HGG.

O Proface é fruto de um termo de cooperação assinado por representantes do Ministério Público, Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), e Associação de Combate às Deformidades Faciais (Reface). As parcerias garantem atendimento integral, multiprofissional e totalmente gratuito a pacientes com deformidades faciais encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.