Flexibilização ainda precisa ser regulamentada oficialmente por meio de medida publicada no Diário Oficial do Estado

O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) anunciou na tarde desta segunda-feira, 21, em Palmas, a dispensa de obrigatoriedade de uso de máscara em ambiente aberto no Tocantins. O anúncio foi feito durante a cerimônia de apresentação dos alunos-soldados da Polícia Militar, medida que já vinha sendo ensaiada pelo governador, que em eventos oficiais preferia falar sem máscara.

A decisão ainda terá que ser regulamentada por meio de medida publicada no Diário Oficial do Estado. A decisão do governador não altera medidas adotadas pelos municípios que têm autonomia para definir suas próprias medidas restritivas sanitárias. O governador ainda declarou que dentro de 10 dias pretende editar novo decreto regulamentando o uso de máscara em ambiente fechado.    

Vacinômetro

O governador Wanderlei Barbosa é um defensor das medidas de proteção à Covid-19, mas chegou à conclusão que é hora de flexibilizar algumas medidas como o uso de máscara. Tem a seu favor o bom índice de vacinação no Estado. Segundo dados do Vacinômetro, do Integra Saúde Tocantins, 76, 81% dos tocantinenses tomaram pelo menos uma dose contra a Covid-19. O índice de quem já completou o ciclo vacinal chega a 62, 53%. Sendo que 19, 44% da população já tomou a dose de reforço. O Tocantins alcançou 301 mil diagnósticos e 4.140 óbitos. Dados são desta segunda-feira, 21.