Governador do Tocantins dispensa obrigatoriedade de uso de máscara em ambiente aberto
21 março 2022 às 22h05

COMPARTILHAR
Flexibilização ainda precisa ser regulamentada oficialmente por meio de medida publicada no Diário Oficial do Estado

O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) anunciou na tarde desta segunda-feira, 21, em Palmas, a dispensa de obrigatoriedade de uso de máscara em ambiente aberto no Tocantins. O anúncio foi feito durante a cerimônia de apresentação dos alunos-soldados da Polícia Militar, medida que já vinha sendo ensaiada pelo governador, que em eventos oficiais preferia falar sem máscara.
A decisão ainda terá que ser regulamentada por meio de medida publicada no Diário Oficial do Estado. A decisão do governador não altera medidas adotadas pelos municípios que têm autonomia para definir suas próprias medidas restritivas sanitárias. O governador ainda declarou que dentro de 10 dias pretende editar novo decreto regulamentando o uso de máscara em ambiente fechado.
Vacinômetro
O governador Wanderlei Barbosa é um defensor das medidas de proteção à Covid-19, mas chegou à conclusão que é hora de flexibilizar algumas medidas como o uso de máscara. Tem a seu favor o bom índice de vacinação no Estado. Segundo dados do Vacinômetro, do Integra Saúde Tocantins, 76, 81% dos tocantinenses tomaram pelo menos uma dose contra a Covid-19. O índice de quem já completou o ciclo vacinal chega a 62, 53%. Sendo que 19, 44% da população já tomou a dose de reforço. O Tocantins alcançou 301 mil diagnósticos e 4.140 óbitos. Dados são desta segunda-feira, 21.
