Governador de Rondônia defende mais um ano para Marconi à frente do Consórcio Brasil Central

Durante Fórum de Governadores, em Bonito, Marconi propôs a criação do Mercado Comum Brasil Central

Divulgação

Divulgação/Governo de Goiás

O governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), defendeu nesta sexta-feira (19/8) em ResoResrBonito a permanência do governador Marconi Perillo (PSDB) por mais um ano na presidência do Consórcio Brasil Central. “O equilíbrio e a competência de Marconi Perillo na condução deste Fórum de Governadores fazem necessária sua permanência por mais um ano à frente dos trabalhos”, disse Confúcio, durante encerramento da quarta reunião do bloco em 2016.

Marconi foi eleito por unanimidade para presidir o primeiro ano de atuação do Consórcio de Governadores do Brasil Central. A proposta de criação do bloco surgiu em Goiânia, no ano passado, a partir de desafio lançado pelo então ministro de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger. Marconi emcampou imediatamente a proposta e convocou para logo em seguida o primeiro encontro de governadores da região, realizada em Goiânia.

Uma das principais novidades do Fórum de Governadores do Brasil Central em Bonito, foi a criação do Mercado Comum Brasil Central. A proposta foi defendida pelo governador de Goiás, presidente do Consórcio, com a aprovação dos demais governadores. Nas próxima edições, a ideia de redução de alíquotas e assinatura de termos de desoneração tributária deverá ganhar corpo, à medida que o bloco avança.

Para o governador de Rondônia, Confúcio Moura, a experiência do governador de Goiás, Marconi Perillo, tem sido um ponto decisivo na ampliação da articulação regional, principalmente devido ao trânsito que o governador goiano tem em Brasília e a credibilidade que ele goza junto a governadores dos outros Estados da federal.

Em Bonito, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), recebeu do presidente do Fórum Brasil Central, Marconi Perillo, a garantia de que os próximos encontros já terão formalmente a presença daquele Estado. “Estamos muito felizes com a chegada do Maranhão, que tem laços históricos com todos os Estados que integram o fórum”, enfatizou Marconi.

O governador de Goiás cumprimentou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) por acolher, em Bonito, os colegas governadores do Centro-Oeste e de apresentar um com grande defensor da articulação regional. “Estamos no caminho certo. Unidos seremos muito mais fortes”, destacou Marconi durante a reunião.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.