Governador autoriza doação de área à UFG e anuncia novos recursos

Durante solenidade, Marconi também informou que solicitará à presidente Dilma Rousseff a criação de universidades federais em Jataí e Catalão

Reitor da UFG, Orlando Amaral, e governador de Goiás, Marconi Perillo | Divulgação

Reitor da UFG, Orlando Amaral, e governador de Goiás, Marconi Perillo | Divulgação

O governador Marconi assinou, na tarde desta terça-feira (29/, durante solenidade no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, documento que autoriza a doação de área pública do governo do Estado à Universidade Federal de Goiás (UFG) para expansão do Campus de Jataí.

No documento, ele solicita à Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan), e à Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE), promoverem as medidas necessárias à assinatura de escritura pública da área, que está localizada em Jataí.

“É um momento muito significativo para a UFG, para o governo de Goiás e para mim em particular. Quando assumi o governo em 1999, havia incerteza muito grande em relação à continuidade da manutenção desses campi e tive a responsabilidade de colocar em dia e continuar com os convênios durante anos a fio até a consolidação da UFG e até a consequente contratação de professores pelo Ministério da Educação”, lembrou Marconi.

Marconi e o reitor da UFG, Orlando Amaral, ressaltaram que a doação da área à instituição é o resgate de um compromisso. “É uma área muito cara. Já recebi inúmeros pedidos para que ela fosse destinada a outras finalidades também muito importantes, mas tomamos a decisão de cumprir rigorosamente nosso compromisso e destiná-la inteira ao Campus de Jataí”, explicou o governador.

Durante o evento, Marconi recebeu a solicitação do reitor da UFG para que ele auxilie a demandar ao governo federal a construção de uma universidade federal em Jataí e outra em Catalão. Orlando Amaral justificou que tratam-se dos maiores campi de Goiás, e estão entre os maiores do país. O governador afirmou que pedirá reunião com a presidente Dilma Rousseff (PT), com quem tem bom relacionamento, para levar a demanda, considerada por ele muito justa. “Imagino que haverá sensibilidade por parte da presidente e do ministro da Educação em relação a esses dois pleitos”, disse.

Ele se comprometeu, ainda, a destinar R$ 3 milhões do orçamento do próximo ano para o início da estruturação da faculdade de Medicina em Catalão, e se colocou à disposição do reitor da UFG para consolidação do Parque Tecnológico do campus de Jataí e de Catalão.

Orlando Amaral agradeceu pela doação da área e afirmou que o momento é muito especial para o campus de Jataí. “Temos hoje 25 cursos de graduação, cinco de mestrado e um de doutorado no campus de Jataí, e temos mais de três mil alunos. Com certeza, é um grande passo para nosso crescimento e aprimoramento”, observou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.