O Google enfrenta um novo processo por monopólio em publicidade, aberto nesta segunda-feira, 8, em um tribunal federal na Virgínia, nos Estados Unidos. É o segundo processo voltado à plataforma de anúncios da empresa.

Em abril, um juiz federal determinou que o Google havia monopolizado dois mercados tecnológicos importantes: plataformas de anúncios e ferramentas usadas por sites para vender espaço publicitário. Um julgamento sobre medidas corretivas deve ocorrer ainda neste mês, para decidir se a empresa precisará vender partes de suas áreas de publicidade.

Na sexta-feira, 5, o Departamento de Justiça dos EUA defendeu que o Google seja obrigado a vender imediatamente sua plataforma de anúncios, AdX, e a permitir que sua tecnologia funcione integrada com a de concorrentes. A direção do Google, à época, afirmou que a venda não seria necessária, propondo apenas ajustes de interoperabilidade com plataformas rivais.

O CEO da PubMatic, Rajeev Goel, empresa que ajuda sites, incluindo o X de Elon Musk, a vender espaço publicitário, comentou que a decisão anterior sobre monopólio era “significativa, mas incompleta”. Segundo ele, a barreira enfrentada não era tecnológica, mas o monopólio do Google, que dificultava a inovação de concorrentes.

Em 2011, o Google chegou a considerar a compra da PubMatic, mas acabou adquirindo a fornecedora de tecnologia AdMeld. Até o momento, a empresa não se pronunciou sobre o novo processo.

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