Golpe do PIX faz cada vez mais vítimas
28 maio 2021 às 18h16
COMPARTILHAR
Polícia afirma que estelionatários têm se especializado na técnica e que é importante prestar atenção aos sinais para não cair na armadilha
Nos últimos dias, o chamado “golpe do PIX” tem feito cada vez mais vítimas. Em Rio Verde, no sudoeste do estado, nove pessoas procuraram a polícia após terem sido vítimas de estelionatários que aplicam o golpe. O delegado Danilo Fabiano Carvalho é o responsável pela investigação dos casos e afirma que até o presente momento, os suspeitos ainda não foram identificados e as investigações ainda estão em andamento.
Danilo explica ainda que geralmente os criminosos enviam um link por mensagem para as vítimas. Esse link contém instruções para que a pessoa “atualize” seus dados junto ao banco, passando então suas principais informações bancárias aos estelionatários. “A primeira dica de segurança é que as pessoas jamais devem clicar em qualquer link na tentativa de atualizar dados. Essa é a porta de entrada do estelionatário para o celular da vítima.”, afirma o delegado.
Os criminosos também têm feito contato por meio de ligações telefônicas. “Se você está com qualquer tipo de dúvida quanto a esses contatos, procure ir pessoalmente à sua agência bancária para falar com o seu gerente.”, explica o delegado. Danilo alerta para o fato de que ao perceber que foi vítima do golpe do PIX, o indivíduo deve imediatamente registrar o boletim de ocorrência e ir até a agência bancária em seguida, para bloquear todos os possíveis acessos à sua conta.