Um grupo criminoso especializado no golpe do novo número foi preso nesta quarta-feira, 26, durante operação conjunta entre a Polícia Civil de Goiás e do Piauí. A ação resultou ainda no cumprimento de oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Timon, no Maranhão.

LEIA TAMBÉM

Polícia Civil de Goiás ensina como evitar golpes bancários

Grupo que faturava R$ 100 mil por mês praticando estelionato no DF é preso em Goiânia

O golpe consiste em adicionar a foto da vítima como perfil no aplicativo de mensagens e abordar os contatos fingindo ser a própria vítima, alegando que aquele é seu novo número de telefone, conforme a PC. A partir dessa interação, os criminosos buscam obter informações pessoais ou pedir dinheiro emprestado sob pretextos de urgência.

Batizada de “Operação Proteus”, a ação também busca alertar a população sobre os riscos desse tipo de golpe. A Polícia orienta que, ao receber mensagens de números desconhecidos alegando ser alguém que você conhece, deve-se confirmar a identidade do remetente através de outro meio de comunicação antes de fornecer qualquer informação ou realizar transferências financeiras.