Alimentos produzidos pela agricultura familiar serão adquiridos pelo projeto e, em seguida, doados para instituições cadastradas na OVG

Agricultura familiar | Foto: Reprodução /Emater

A agricultura familiar goiana terá o apoio do governo estadual por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) estadual, desenvolvido em parceria com o Ministério da Cidadania. Inicialmente devem ser atendidos 75 municípios em todas as regiões do Estado.

Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Antônio Carlos de Souza Lima Neto, será investido R$4 milhões na compra de alimentos ao longo de 12 meses. “Essa ação vem sendo buscada há muitos anos e agora será executado pela Seapa, Emater e OVG”, detalha.

Na prática, a produção será adquirida pelo projeto que repassará os alimentos às entidades cadastradas pela OVG. “A expectativa é que 100 mil pessoas possam ser beneficiadas com a distribuição de 800 toneladas de alimentos de Norte a Sul”, acrescenta o titular da Seapa.

Para o governador Ronaldo Caiado (DEM), a iniciativa soma-se a outras como a parceria com a Ambev para garantir a venda da produção de regiões menos favorecidas e levar oportunidade às pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Vamos identificar esses produtores mais vulneráveis e com maior dificuldade de comercialização. Aí a Secretaria da Agricultura junto à Emater darão sustentação com a aquisição desses produtos, fazendo a transferência desse alimento às famílias vulneráveis”, detalha Caiado.