Goiás vai operar ‘Programa de Aquisição de Alimentos’ em 75 municípios
04 agosto 2020 às 12h54

COMPARTILHAR
Alimentos produzidos pela agricultura familiar serão adquiridos pelo projeto e, em seguida, doados para instituições cadastradas na OVG

A agricultura familiar goiana terá o apoio do governo estadual por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) estadual, desenvolvido em parceria com o Ministério da Cidadania. Inicialmente devem ser atendidos 75 municípios em todas as regiões do Estado.
Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Antônio Carlos de Souza Lima Neto, será investido R$4 milhões na compra de alimentos ao longo de 12 meses. “Essa ação vem sendo buscada há muitos anos e agora será executado pela Seapa, Emater e OVG”, detalha.
Na prática, a produção será adquirida pelo projeto que repassará os alimentos às entidades cadastradas pela OVG. “A expectativa é que 100 mil pessoas possam ser beneficiadas com a distribuição de 800 toneladas de alimentos de Norte a Sul”, acrescenta o titular da Seapa.
Para o governador Ronaldo Caiado (DEM), a iniciativa soma-se a outras como a parceria com a Ambev para garantir a venda da produção de regiões menos favorecidas e levar oportunidade às pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Vamos identificar esses produtores mais vulneráveis e com maior dificuldade de comercialização. Aí a Secretaria da Agricultura junto à Emater darão sustentação com a aquisição desses produtos, fazendo a transferência desse alimento às famílias vulneráveis”, detalha Caiado.