Goiás terá uma semana de calor intenso com poucas formações de chuvas. As informações são do boletim do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO) divulgado neste domingo 9.

De acordo com o órgão, um bloqueio atmosférico ainda estará influenciando o tempo em Goiás, dificultando a formação de nuvens de chuva. por conta disso, o tempo deve permanecer mais estável e com temperaturas máximas elevadas. Existe a possibilidade de chuvas isoladas.

Para esta segunda-feira, 10, a expectativa é de sol em Goiânia, com temperatura máxima podendo chegar aos 34 ºC e umidade relativa do ar variando entre 35% e 90%. A partir de terça-feira, 11, o bloqueio atmosférico começará a perder intensidade devido ao avanço de uma frente fria pela região sudeste do Brasil.

Já na quinta-feira, o CIHMEGO prevê que a perda de intensidade do bloqueio, combinado com a frente fria e a umidade vinda da região Norte, deverá influenciar chuvas em várias regiões do Estado, com possibilidade de tempestades acompanhadas de rajadas de vento, raios e até granizo.

Frente fria

Já segundo o instituto Climatempo, a frente fria pode trazer alívio para regiões afetadas pelo calor extremo. No Sul do país, a frente fria que começou a atuar no sábado, 8, deve avançar pela região Sul e provocando temporais nos três estados.

A onda de calor deve continuar até domingo por conta da necessidade da frente fria de se deslocar mais para encerrar o bloqueio atmosférico. A quinta onda de calor no ano afeta boa parte dos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

O instituto avalia que o bloqueio é responsável por deixar as máximas cerca de 5 a 7°C acima da média em parte do Sul, em Mato Grosso do Sul e no estado de São Paulo.

Leia também

O aumento das ondas de calor, as mudanças climáticas e a concentração de renda