COMPARTILHAR

 A ideia é fortalecer projetos de infraestrutura e de agricultura irrigada no Estado de Goiás com base na expertise da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf)

Pivô central em ação: gasto de água com irrigação em uma única propriedade rural pode superar o consumo de uma cidade inteira | Divulgação

O Governo de Goiás firmou parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) para a instalação de um escritório regional da empresa pública no Estado. A estrutura funcionará na sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Goiânia.

As ações envolvem projetos de infraestrutura na bacia dos rios Araguaia e Tocantins, em uma área que compreende 136 municípios goianos, com criação e fortalecimento de projetos de infraestrutura e de agricultura irrigada nos municípios que integram a bacia dos dois rios.

A iniciativa estuda também fortalecer as ações já desenvolvidas pela Seapa na região, como os projetos de irrigação das cidades de Flores de Goiás e de Luiz Alves, por meio do aproveitamento da expertise e das ações da Codevasf. Além de criar novos projetos de agricultura irrigada, desenvolvendo a bacia e atuando diretamente na melhoria do bem-estar social dos municípios da região, pelo acesso às tecnologias, para a distribuição de água entre pequenos, médios e grandes produtores.

Nos meses de outubro e novembro, representantes da Seapa e da Codevasf visitaram assentamentos familiares que englobam o Projeto de Irrigação de Flores de Goiás, como Santa Maria, Bom Sucesso 1 e 2, Morrinhos, Macacão, Barra 1 e 2, Boa Vista, Conceição, São Vicente, entre outros, assim como produtores de arroz irrigado e bovinocultura de corte.  Nessas visitas, constataram que as iniciativas contribuem para fortalecer as diversas potencialidades de interesse da sociedade, governo e economia goiana.

Parceria

A aproximação entre as instituições foi feita, em 2019, com visitas às comunidades situadas nessa área e com a estruturação da parceria que prevê o apoio da Companhia aos projetos de irrigação da Seapa e a criação de novas propostas para o Estado de Goiás.

A solenidade, que marca o início das atividades do escritório na capital goiana, será realizada no dia 9 de março, às 14 horas, no auditório Mauro Borges no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. O evento terá a presença do governador Ronaldo Caiado e do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.