Goiás tem queda na desocupação e está entre os Estados com menor taxa de desemprego no País

Índice ficou em 9,2% no terceiro trimestre, menor tanto na comparação com os três meses anteriores quanto em relação ao mesmo período do ano passado

Goiás prossegue no seleto grupo de Estados com redução do desemprego em velocidade acima da maioria das demais unidades da federação e da média nacional. Com isso, a economia goiana está entre as com menor taxa de desocupação, mostram os últimos dados do IBGE, divulgados nesta sexta-feira (17/11). A taxa ficou em 9,2% no período entre julho e setembro deste ano.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada nesta sexta-feira, 17, pelo IBGE, Goiás está entre os sete Estados que reduziram o desemprego no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior, e entre os três que diminuíram a taxa em relação ao terceiro trimestre do ano passado (veja o ranking do emprego na tabela anexa).

Segundo os dados do IBGE, todos os segmentos da economia goiana que compõem o índice mantiveram ou elevaram os níveis de emprego no terceiro trimestre deste ano, na comparação com os três meses anteriores. A construção civil e as atividades relacionadas ao mercado imobiliário contrataram novos trabalhadores, contribuindo para a redução da taxa no período pesquisado. Na construção civil, contribuíram para alta as obras públicas contratadas pelo governo Marconi Perillo por meio do Programa Goiás na Frente.

A taxa de desocupação de Goiás no terceiro trimestre deste ano ficou em 9,2%, índice 3,2 pontos porcentuais menor que média nacional, que foi de 12,4% entre julho e setembro. Com isso, Goiás é o sétimo Estado com o menor nível de desemprego, atrás de Roraima (8,9%), Paraná (8,5%), Rondônia (8,1%), Rio Grande do Sul (8%), Mato Grosso do Sul (7,9%) e Santa Catarina (6,7%). A economia catarinense registrou a menor taxa no terceiro trimestre, enquanto Pernambuco teve a maior, de 17,9%.

Na comparação com o segundo trimestre deste ano (abril a junho), a taxa de desocupação em Goiás recuou 1,8%. Em relação ao terceiro trimestre do ano passado, a redução do nível de desemprego foi de 1,2%. No trimestre passado, além de Goiás, reduziram o desemprego os Estados de Santa Catarina, Alagoas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Ceará e Roraima.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.