Estabelecimentos são alvo de operação do Ministério do Turismo

Para fiscalizar a adesão em Goiás ao novo sistema de cadastro de estabelecimentos que prestam serviços na área de turismo, equipe do Ministério do Turismo está no Estado realizando a Operação Verão Legal 2018. A ação, neste primeiro momento, verifica a regularização dos meios de hospedagem em todas as capitais do Brasil.

A intenção é sensibilizar os prestadores de serviços turísticos quanto à importância do cadastro obrigatório no MTur, estimulando a formalização dos operadores de turismo. Um levantamento do chamado ‘censo da hotelaria’ e registros do Cadastur apontam que 122 meios de hospedagem estariam irregulares em Goiás e eles serão o foco inicial da fiscalização.

Os trabalhos tiveram início às 14 horas desta segunda-feira (5/3) com uma reunião entre os representantes do Ministério, do Trade goiano e dos municípios turísticos. O encontro, na Sala Cavalcante do Centro de Convenções de Goiânia, vai instruir os técnicos e esclarecer dúvidas. Em seguida, os profissionais partem para a fiscalização de fato.

A fiscalização vai ser feita até quinta-feira, dia 8. O empreendimento relacionado ao turismo que não se cadastrou ou recadastrou, ou seja, que não estiver com a documentação em dia, pode ser autuado pelos fiscais federais.

O Cadastur 3.0, que determinou a obrigatoriedade do registro junto ao Ministério do Turismo para os estabelecimentos comerciais da área, também facilitou: as informações são atualizadas pela internet, sem necessidade de entrega de documentos ou validação. A nova versão do cadastro é 100% online.