COMPARTILHAR

Conferência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) ocorre em Goiânia, em setembro de 2018

Diante da política pública de ciência e tecnologia mantida pelo governo estadual, Goiás vai sediar o maior evento de ambientes de inovação da América Latina. A 28ª Conferência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) ocorre em Goiânia, em setembro de 2018, e deve reunir cerca de mil gestores de ambientes de inovação.

Esta é a primeira vez que o estado realiza um evento de ciência e tecnologia desta amplitude. A escolha por Goiás pode ser encarado como resultado da aposta do governador Marconi Perillo em tornar o Estado Inovador por meio do programa Inova Goiás. Lançado em setembro do ano passado, o programa tem o objetivo de promover o desenvolvimento do setor público e empresarial pela ciência e tecnologia.

A confirmação da realização do encontro em Goiânia foi feito em Fortaleza (CE), onde foi realizada a 27ª edição do evento da Anprotec. Goiás conquistou 38 votos contra 23 da cidade de Gramado (RS). A superintendente de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), Aline Figlioli, confirma o feito e diz que a execução do Inova foi decisivo para a escolha majoritária.

“É importante ressaltar que este não é só um evento. É um espaço que permite que o estado compartilhe as experiências resultantes do Inova Goiás e busque absorver novos inputs (experiências) de outros Estados e países para a sua própria agenda de ciência e tecnologia. Ele vai coroar os resultados e dará visibilidade a outros projetos, além de possibilitar a troca de experiências entre os congressistas”, avalia Aline.

A superintendente explica que os participantes são gestores de incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos e agentes envolvidos com o sistema nacional de inovação, como representantes dos Ministérios de Ciência, Tecnologia e Comunicações, de Indústria e Comércio, além de agentes fomentadores, como a FINEP e o BNDES. “É um evento que conta com a participação em peso de agentes de referência da ciência e tecnologia. Isto é muito enriquecedor”, diz.