Goiás sedia mutirão de adesões ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial estará em Goiânia até quinta-feira, 25, para dialogar com gestores municipais sobre políticas de combate a desigualdade racial

Objetivo do Sinapir é favorecer a superação das desigualdades étnicas | Freepik

A adoção de políticas públicas para combater a desigualdade racial estará no foco dos gestores públicos goianos nesta quarta, 24, e quinta-feira, 25, datas em que a Goiânia sedia um mutirão de adesões ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Até agora, 135 municípios de 22 Estados, incluindo Goiás, integram a plataforma voltada para implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas existentes no país.

Em Goiás, a mais recente cidade a aderir ao sistema coordenado pelo poder público federal, na última terça-feira, 23, foi São João da Aliança, localizada nas imediações na Chapada dos Veadeiros, a 331 quilômetros de Goiânia e a 152 de Brasília. O município tem 7.610 negros entre 10.257 residentes na região. A população preta corresponde a 74,19%. A adesão ao sistema garante acesso prioritário a políticas públicas do Governo Federal.

Para aumentar a participação de Goiás no Sinapir, o secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), Paulo Roberto, estará na Capital até quinta-feira. A pasta que ele chefia é vinculada  ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SMMFDH). “Estamos progredindo e as novas adesões são a prova disso. A cada dia o Brasil está mais consciente de que precisamos implantar políticas públicas eficientes em prol da igualdade racial”, diz Paulo Roberto.  Também integra a comitiva o coordenador-geral de gestão do Sinapir, Mika Martins. 

Entre outras atividades, a equipe do Governo Federal visitará o Centro de Cidadania Negra do Estado de Goiás e terão roda de conversa com movimentos sociais para abordar as políticas de promoção da igualdade racial e dialogar sobre  afroempreendedorismo.

Por meio do Sinapir, os municípios podem participar da capacitação de gestores públicos em políticas de promoção da igualdade racial, executada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e também concorrer a bonificação de até 50% nos pontos dos editais anuais abertos pela Secretaria Nacional Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

SERVIÇO:

Mutirão de adesões ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Quarta-feira, dia 24:

9h30: Visita ao Centro de Cidadania Negra do Estado de Goiás – Av. Independência, 41, Setor Morais

15 horas: Cerimônia do mutirão de adesões ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial – Paço Municipal, Avenida do Cerrado, 999, Park Lozandes

Quinta-feira, dia 25:

9h30: Roda de conversa com representantes de movimentos sociais – SEDS, Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, 332. Setor Central

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.