Goiás sedia mutirão de adesões ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial
24 novembro 2021 às 08h30

COMPARTILHAR
Secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial estará em Goiânia até quinta-feira, 25, para dialogar com gestores municipais sobre políticas de combate a desigualdade racial

A adoção de políticas públicas para combater a desigualdade racial estará no foco dos gestores públicos goianos nesta quarta, 24, e quinta-feira, 25, datas em que a Goiânia sedia um mutirão de adesões ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Até agora, 135 municípios de 22 Estados, incluindo Goiás, integram a plataforma voltada para implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas existentes no país.
Em Goiás, a mais recente cidade a aderir ao sistema coordenado pelo poder público federal, na última terça-feira, 23, foi São João da Aliança, localizada nas imediações na Chapada dos Veadeiros, a 331 quilômetros de Goiânia e a 152 de Brasília. O município tem 7.610 negros entre 10.257 residentes na região. A população preta corresponde a 74,19%. A adesão ao sistema garante acesso prioritário a políticas públicas do Governo Federal.
Para aumentar a participação de Goiás no Sinapir, o secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), Paulo Roberto, estará na Capital até quinta-feira. A pasta que ele chefia é vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SMMFDH). “Estamos progredindo e as novas adesões são a prova disso. A cada dia o Brasil está mais consciente de que precisamos implantar políticas públicas eficientes em prol da igualdade racial”, diz Paulo Roberto. Também integra a comitiva o coordenador-geral de gestão do Sinapir, Mika Martins.
Entre outras atividades, a equipe do Governo Federal visitará o Centro de Cidadania Negra do Estado de Goiás e terão roda de conversa com movimentos sociais para abordar as políticas de promoção da igualdade racial e dialogar sobre afroempreendedorismo.
Por meio do Sinapir, os municípios podem participar da capacitação de gestores públicos em políticas de promoção da igualdade racial, executada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e também concorrer a bonificação de até 50% nos pontos dos editais anuais abertos pela Secretaria Nacional Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
SERVIÇO:
Mutirão de adesões ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial
Quarta-feira, dia 24:
9h30: Visita ao Centro de Cidadania Negra do Estado de Goiás – Av. Independência, 41, Setor Morais
15 horas: Cerimônia do mutirão de adesões ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial – Paço Municipal, Avenida do Cerrado, 999, Park Lozandes
Quinta-feira, dia 25:
9h30: Roda de conversa com representantes de movimentos sociais – SEDS, Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, 332. Setor Central