Goiás registra queda de 13,57% no número de homicídios

Em janeiro, sete dos dez maiores municípios do Estado tiveram redução no número de assassinatos, incluindo a capital

O Estado de Goiás iniciou o ano com queda de 13,54% no índice de homicídios de janeiro, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em números absolutos, houve uma redução de 31 homicídios, já que no primeiro mês de 2014 foram registrados 229 crimes do tipo e neste ano foram 229. O índice foi o menor para janeiro dos últimos três anos.

Os dados são do Observatório de Segurança da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária. O número de assassinatos foi o menor desde maio de 2014.

A redução ocorreu em sete dos dez maiores municípios de Goiás, inclusive a capital. O destaque foi para Trindade, que teve uma redução de 80%. Valparaíso veio logo em seguida, com um recuo de 75% e Nova Gama ficou em terceiro lugar na diminuição de homicídios com 55%.

Em Goiânia, a redução foi de 8% no total de homicídios em janeiro em relação ao mesmo período do ano anterior. Em números absolutos, a diminuição foi de quatro assassinatos (em 2014 foram registrados 50 e em 2015, 46). Este foi o terceiro mês consecutivo em que a capital registrou queda no indicador.

O Entorno do Distrito Federal que vem apresentando redução no número de homicídios nos últimos dois anos apresentou um índice de assassinatos 16,67% menor neste mês.

Ao mesmo tempo que essas taxas apresentaram retração, houve aumento no número de operações e abordagens realizadas por forças policiais: de 4,6 mil para 5,3 mil e de 53 mil para 94 mil, respectivamente.

A quantidade de prisões seguiu a mesma tendência e 434 foragidos foram recapturados em janeiro, 11,8% a mais que no mesmo período de 2004. Já as prisões em flagrante tiveram alta de 22,14%, subindo de 1.676 para 2.047.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.