Goiás registrou 56 óbitos por Influenza em 2023, aponta a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em dados consultados nesta segunda-feira, 24. Mais da metade das mortes atingiu a população com mais de 60 anos, com 26 casos.

A Influenza H1N1 é o principal responsável pelos óbitos no público acima dos 60 anos, tendo provocado a morte de 13 pessoas. Ao todo, 22 pessoas foram vítimas graves da doença no Estado. Foram registrados 123 casos em todo o o território.

O vírus Influenza B Vitória é o segundo maior responsável pelas mortes, com 20 ocorrências desde o começo do ano.

A vacinação contra Influenza está disponível nas unidades de saúde do Estado para todos os públicos a partir dos 6 meses.

O que é Influenza

Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral respiratória altamente contagiosa que afeta principalmente o trato respiratório superior e, às vezes, o trato respiratório inferior. Existem diferentes tipos de vírus da influenza, incluindo os tipos A, B, C e D. Os subtipos mais comuns que causam infecções em seres humanos são os vírus influenza A e B.

O vírus da influenza A é dividido em subtipos com base em duas proteínas de superfície chamadas hemaglutinina (H) e neuraminidase (N). Existem muitos subtipos diferentes de vírus influenza A, mas os subtipos mais conhecidos e mais comuns são os H1N1 e H3N2.

H1N1 é um subtipo específico do vírus influenza A. Ele recebe esse nome porque possui a hemaglutinina do tipo 1 (H1) e neuraminidase do tipo 1 (N1). O H1N1 foi responsável por algumas pandemias de gripe ao longo da história. Uma das pandemias mais recentes foi a pandemia de gripe H1N1 de 2009, também conhecida como gripe suína, que se espalhou globalmente e afetou milhões de pessoas.

Os vírus influenza B também podem causar a gripe, mas geralmente causam doenças menos graves em comparação com os vírus influenza A. Os vírus influenza C também podem causar infecções respiratórias, mas essas infecções são geralmente mais leves.

A gripe é transmitida principalmente de pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias expelidas quando alguém infectado tosse, espirra ou fala. Os sintomas da gripe geralmente incluem febre, calafrios, dores musculares, dor de garganta, nariz entupido, tosse, fadiga e mal-estar geral.

Leia também:

Casos de covid-19 e de gripe estão em queda, aponta boletim da Fiocruz

Minas Gerais registra primeiro caso de gripe aviária em pato