Chapada dos Veadeiros continua sob água. Centro de Informações Meteorológicas alerta que as mudanças nas condições do tempo acontecem de maneira muito rápida

Publicação do Cimehgo para os próximos dias | Foto: Reprodução/Cimehgo

Goiás receberá chuvas volumosas pelos próximos cinco dias, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). A formação de um novo corredor de umidade sobre o Estado vai favorecer a ocorrência de chuvas que podem alcançar 150 mm em algumas regiões, é o que revelam os modelos meteorológicos e análise de imagens de satélite do dia 29. 

Com cidades já inundadas, como Cavalcante, as regiões norte e leste serão as principais impactadas. “Neste momento de final de ano, é importante manter a atenção redobrada, pois estamos na estação verão e as mudanças nas condições do tempo acontecem de maneira muito rápida”, afirma André Amorim, diretor do Cimehgo. 

Desde o dia 25, a combinação entre calor e umidade tem causado a instabilidade do clima na Chapada dos Veadeiros. A média do volume de chuvas esteve entre 150 e 200 mm; para que se tenha um parâmetro, chuvas consideradas fortes têm 50 mm. 

As chuvas já causaram estragos na região da Chapada, com o deslizamento do aterro provocado por erosão  na GO-118, entre Teresina de Goiás e Alto Paraíso. Parte da pista precisou ser interditada e apenas veículos emergenciais foram autorizados a trafegar.