Goiás recebe prêmio nacional por ações sustentáveis na Comunidade Kalunga

Projeto Sistemas Alternativos para Comunidades Isoladas venceu Prêmio Selo de Mérito da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC)

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), recebe nesta quinta-feira (22/3)  mais um Prêmio Selo de Mérito da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) pelas ações sustentáveis em habitação realizadas junto à Comunidade Kalunga. O projeto “Sistemas Alternativos para Comunidades Isoladas” venceu na categoria “Conjuntos Habitacionais com uso de Tecnologias ou Sistemas Alternativos”.

O presidente da Agehab, Cleomar Dutra, participa da solenidade de premiação, durante o Fórum Nacional de Habitação, em Salvador, Bahia. O prêmio é mais um reconhecimento conquistado pela Agehab com projetos inovadores e inclusivos desenvolvidos desde 2011 pelo Governo do Estado, que tornaram Goiás referência em políticas públicas de habitação de interesse social.

A equipe técnica da Agehab participa das discussões do Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social,que reúne dirigentes e técnicos das companhias e secretarias de habitação dos estados e municípios. Este ano, o Fórum discute os reflexos e as perspectivas do novo marco regulatório Lei Federal 13.465/2017, a Lei de Regularização Fundiária, e avaliam o programa Cartão Reforma, aspectos positivos e gargalos identificados com o início da implementação e os processos de seleção.

O Fórum é promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU). O presidente da Agehab Cleomar Dutra destaca o empenho do Governo do Estado em desenvolver políticas inovadoras voltadas para a população.

“Muitas ações da Agehab melhoram a qualidade de vida da população, seja com a moradia, escritura ou com iniciativas inovadoras como essa desenvolvida na Comunidade Kalunga que está sendo premiada. Essa é a determinação do governador Marconi Perillo e do vice-governador José Eliton, melhorar ainda mais as ações consolidadas e trazer novas iniciativas para a gestão pública”, frisa Cleomar.

Comunidade Kalunga Agehab moradia Foto Sergio WIllian (165)Comunidade Kalunga

A comunidade Kalunga do Vão do Prata, em Cavalcante, no Nordeste goiano, foi vítima de enchente do Rio do Prata em 2016, que atingiu dezenas de moradias, deixando várias famílias desabrigadas. À época, o vice-governador José Eliton visitou a comunidade para levar a assistência do Governo de Goiás, em uma ação integrada de várias secretarias e órgãos.

Fruto dessa ação, a Agehab construiu 27 unidades habitacionais e reformou dezenas de moradias nos municípios de Cavalcante e Teresina de Goiás. As ações foram desenvolvidas pela equipe da Diretoria Técnica da Agehab. As casas foram dotadas de fogão à lenha, além de janelas e portas em madeira construídas no local. Também foi utilizada mão de obra das famílias da região, devido ao isolamento da área.

As moradias ficam em  um raio de 900 quilômetros. Consta ainda do projeto a implantação de sistema solar fotovoltaico offgrid (com armazenamento e sem conexão à rede elétrica), em convênio com a Prefeitura de Cavalcante. Todas as casas foram projetadas para receber energia elétrica e água encanada, inexistente na região.

A Agehab desenvolveu também ação em parceria com a ONG Litro de Luz Brasil, que levou para essa comunidade iluminação pública autônoma com tecnologias alternativas. Para a adoção de sistemas inovadores, foram utilizados materiais como as garrafas PET, madeira reciclada, tubos e conexões de PVC; associados aos materiais tecnológicos como os painéis solares, circuitos eletrônicos, baterias e lâmpadas LED.

A Comunidade Quilombola recebeu treinamento e participou das etapas de fabricação e instalação. As ações foram estendidas às crianças, com as atividades que despertaram interesse às ações de sustentabilidade. De acordo com a ONG, a iniciativa beneficiou 600 pessoas da região.

Deixe um comentário