O Centro de Convenções de Goiânia será palco, nesta quarta-feira, 27, de uma iniciativa transformadora: a primeira edição da Feira de Oportunidades e Evento de Inclusão do ProBem. O evento é promovido pelo governo de Goiás por meio do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Com entrada gratuita e programação das 12h às 20h, a Feira promete ser um divisor de águas na vida de milhares de estudantes universitários beneficiados pelo programa.

A feira é voltada aos universitários contemplados pelo ProBem, tanto veteranos quanto calouros do segundo semestre de 2025, a feira tem como missão conectar jovens ao mercado de trabalho, estimular o protagonismo estudantil e oferecer experiências formativas que vão além da sala de aula.

A presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, afirma que a feira é um presente para os estudantes. “Essa feira é um presente para os nossos estudantes. Queremos que eles enxerguem o próprio potencial e estejam prontos para agarrar as oportunidades que surgirem”, aponta.

A estrutura do evento foi pensada para proporcionar uma imersão completa no universo profissional. No Espaço Cerrado, estandes de empresas parceiras oferecem oportunidades de estágio, dinâmicas e sorteios. Já na Arena ProBem, convidados especiais compartilham histórias de superação e sucesso em bate-papos motivadores.

A Sala de Capacitação traz oficinas sobre tecnologia, inovação, empreendedorismo e soft skills. E no Teatro Rio Vermelho, três palestras prometem provocar reflexões profundas:

– 14h30 – Pedrinho Salomão: “Protagonismo x Escolha”

– 17h00 – Rodrigo Dib: “O que o mundo do trabalho espera de mim?”

– 19h00 – Rossandro Klinjey: “Não Espere a Vida te Escolher: Enxergue as Oportunidades”

Impacto real

Desde sua criação em 2019, o ProBem já investiu mais de R$ 675 milhões para beneficiar cerca de 50 mil universitários em 239 municípios goianos. A seleção dos bolsistas é feita com base no Cadastro Único (CadÚnico), garantindo que o apoio chegue às famílias mais vulneráveis. Só neste semestre, foram concedidas 5 mil bolsas: 3.750 parciais e 1.250 integrais.

Segundo dados do IBGE de 2024, Goiás lidera o ranking nacional de jovens de baixa renda cursando ensino superior, com 19% dos estudantes entre 18 e 24 anos matriculados em instituições de ensino. “Esse resultado é fruto direto das políticas públicas que estamos implementando. Queremos continuar mudando vidas”, reforça Gracinha Caiado.

Leia também: Anápolis realiza concurso de arquitetura com premiação total de R$ 350 mil para revitalização do Centro; veja como se inscrever