Goiás possui a quarta maior área plantada de grãos do país, aponta IBGE

Estado é líder brasileiro em cultivo de sorgo e tomate. O levantamento revela, porém, que houve queda na produção de milho safrinha

Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de julho de 2020, divulgado nesta terça-feira, 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Goiás avançou na produção agrícola. O estudo aponta que o Estado aumentou 5% de sua área plantada, ficando na quarta posição do país entre maiores produtores de grãos.

De acordo com o IBGE a produção é impulsionada principalmente pela supersafra de soja. O valor registrado é de 25,56 milhões de toneladas, o que representa uma alta de 5,8% em relação a 2019, quando foi de 24,16 milhões de toneladas

Sorgo

O levantamento destaca que  a produção goiana de sorgo alcançou 1,21 milhão de toneladas na presente safra. O valor é 10,3% maior que o registrado na safra do ano passado, o que confirma o estado de Goiás como o maior produtor nacional do grão, seguido por Minas Gerais e São Paulo. A área plantada da cultura é de 336,23 mil hectares, 19,1% a mais que na safra anterior.

Tomate

De acordo com a presente estimativa, a área plantada de tomate (incluindo-se tomate rasteiro e tomate estaqueado) em solo goiano é 12,61 mil hectares. O valor é 8,2% menor que o registrado na safra anterior (13,73 mil hectares). Com isso, a produção do tomate registra retração de 11,8%. São 1,14 milhão de toneladas em 2020 contra 1,29 milhão toneladas em 2019. Apesar da pequena redução, o estado permanece como o principal produtor de tomate em território brasileiro, seguido por São Paulo e Minas Gerais.

Milho Safrinha

Perto da finalização da colheita e prejudicado pelo atraso no plantio da soja, o milho segunda safra apresentou 9,57 milhões de toneladas no presente levantamento. O valor é 6,0% menor que a safra registrada em 2019 (10,18 milhões de toneladas). A diminuição da produção não acompanha o aumento de área da cultura do grão. Foram registrados no levantamento de maio 1,48 milhão de hectares plantados contra 1,42 na safra anterior, o que representa aumento de 4,6%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.