Goiás poderá ter mais de um ministro no governo de Lula da Silva ou de Bolsonaro

28 setembro 2022 às 19h16

COMPARTILHAR
O engenheiro Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central nos dois governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), poderá ser ministro da Fazenda em um possível governo do petista.
Meirelles tem um currículo extenso de serviços prestados e cargos importantes ocupados em governos anteriores e também no exterior (foi presidente do BankBoston, nos Estados Unidos). Na gestão de Michel Temer foi ministro da Fazenda, e, recentemente, secretário da Fazenda e Planejamento do ex-governador João Dória. O goiano de Anápolis, de 77 anos, foi candidato a presidente da República nas eleições de 2018 pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Apesar da bagagem, aliados do PT, porém, já articulam nos bastidores contra a possibilidade de Meirelles assumir a gestão econômica em um eventual novo governo. O alto escalão do PT tenta “convencer” Lula que a participação de Meirelles é bem-vinda, mas apenas como um consultor.

O ex-reitor da UFG Edward Madureira é candidato a deputado federal pelo PT. Circula que se Fernando Haddad for eleito governador de São Paulo, o educador goianiense pode assumir o Ministério da Educação ou o Ministério de Ciência e Tecnologia.

Já em um possível governo do presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Major Vitor Hugo e candidato ao governo de Goiás pelo PL pode ser indicado para ocupar um ministério (possivelmente, o de Infraestrutura). Vitor Hugo foi líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados de janeiro de 2019 a agosto de 2020, posição inédita para um deputado de primeiro mandato.
Nas comissões permanentes da Casa, Vitor Hugo foi titular da Comissão de Finanças e Tributação. O parlamentar foi militar do Exército (major), é advogado e servidor concursado da Câmara dos Deputados (consultor legislativo na área de Segurança Pública e Defesa Nacional).