Secretaria Estadual de Saúde solicitou adiantamento da campanha oficial de vacinação, prevista para ter início no dia 30 de abril, depois de óbito pela doença ser confirmado

O Ministério da Saúde já começou a enviar vacinas contra o H1N1 para alguns estados brasileiros nesta sexta-feira (1/4), mas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Goiás não está entre os destinatários desta primeira remessa. A previsão do órgão é de que o primeiro lote chegue na próxima semana, mas o Ministério ainda não deu nenhuma confirmação nesse sentido.

[relacionadas artigos=”62396″]

“O Ministério sinalizou pra gente que a vacina vai chegar em cinco cotas e a gente está aguardando a primeira cota pra semana que vem, mas é só previsão”, explicou a gerente de imunização da SES, Clécia Vecci.  A campanha oficial estava prevista para ter início no dia 30 de abril, seguindo até 20 de maio.

Já foram confirmados quatro casos em Rio Verde e três óbitos, de um idoso de 72 anos em Goiânia, de uma grávida de Caldas Novas que faleceu também na capital e de uma adolescente de Rio Verde. 21 outros casos estão em investigação. Pela concentração de doentes em Rio Verde, a secretaria enviou para o município as cerca de 25 mil vacinas que sobraram da campanha de 2015.

Por conta da incerteza de quando chegarão as novas doses e em que quantidade, a SES ainda não sabe como se dará a distribuição da vacina e nem se ela será disponibilizada para pessoas fora do grupo de risco. De acordo com Clécia, a secretaria ainda aguarda estas informações para fazer o planejamento da logística de vacinação.