Goiás pode receber novas doses da vacina contra H1N1 na próxima semana

Secretaria Estadual de Saúde solicitou adiantamento da campanha oficial de vacinação, prevista para ter início no dia 30 de abril, depois de óbito pela doença ser confirmado

O Ministério da Saúde já começou a enviar vacinas contra o H1N1 para alguns estados brasileiros nesta sexta-feira (1/4), mas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Goiás não está entre os destinatários desta primeira remessa. A previsão do órgão é de que o primeiro lote chegue na próxima semana, mas o Ministério ainda não deu nenhuma confirmação nesse sentido.

“O Ministério sinalizou pra gente que a vacina vai chegar em cinco cotas e a gente está aguardando a primeira cota pra semana que vem, mas é só previsão”, explicou a gerente de imunização da SES, Clécia Vecci.  A campanha oficial estava prevista para ter início no dia 30 de abril, seguindo até 20 de maio.

Já foram confirmados quatro casos em Rio Verde e três óbitos, de um idoso de 72 anos em Goiânia, de uma grávida de Caldas Novas que faleceu também na capital e de uma adolescente de Rio Verde. 21 outros casos estão em investigação. Pela concentração de doentes em Rio Verde, a secretaria enviou para o município as cerca de 25 mil vacinas que sobraram da campanha de 2015.

Por conta da incerteza de quando chegarão as novas doses e em que quantidade, a SES ainda não sabe como se dará a distribuição da vacina e nem se ela será disponibilizada para pessoas fora do grupo de risco. De acordo com Clécia, a secretaria ainda aguarda estas informações para fazer o planejamento da logística de vacinação.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.